Estudos afirmam ainda que fatores emocionais, como estresse e ansiedade, podem ser os principais gatilhos. “A cefaleia tensional é caracterizada pela presença de dor nos dois lados da cabeça. Além disso, as partes frontais e posteriores também podem ser afetadas.
A cefaleia de tensão, também chamada de cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça causada pela contração dos músculos do pescoço. Essa situação pode acontecer devido a diversos fatores como má postura, estresse, ansiedade ou noite mal dormida, por exemplo.
Aplicação de calor no pescoço e nuca Uma vez que a cefaleia de tensão pode ser causada pela contração excessiva dos músculos na região do pescoço, aplicar uma compressa quente ajudar a relaxar os músculos e a diminuir a dor de cabeça.
A dor de cabeça relacionada à ansiedade pode ser tratada de diferentes maneiras. Dentre as principais formas de tratamento estão sessões de terapia, aliadas até mesmo a medicamentos. Além disso, como forma de extravaso da tensão, a prática de atividades físicas e culturais também é de grande valia.
A dor psicogênica é muito menos comum do que a dor nociceptiva ou a dor neuropática. O fato de a dor ser agravada por fatores psicológicos não significa que ela não seja real. A maioria das pessoas que acusa uma dor sente-a de fato, mesmo que não se identifique uma causa física.
Pessoas com depressão têm mais chances de apresentar dor de cabeça por serem mais afetados por situações de pressão no dia a dia, causando a Cefaleia Tensional. Também ficam mais suscetíveis por apresentarem alterações hormonais que agravam o sintoma.
A dor ao acordar pode ser cefaleia ou dor facial associada a distúrbios do crânio, pescoço e nas articulações craniomandibulares, músculos mastigatórios e outras estruturas craniofaciais, além da enxaqueca.
A psicóloga destaca que a tensão emocional pode ser provocada pelos mais diversos âmbitos da vida, como trabalho, casamento, família, entre outros. "Alterações no ciclo vital, como mudanças nas fases comuns da vida, mas que acarretam sofrimento, como a morte de alguém querido, também são capazes de criar essas dores", conta Rita.
O diagnóstico da febre emocional não é fácil de se encontrar, entretanto, pode ser feito por um clínico geral, neurologista ou psiquiatra através da história clínica da pessoa e da realização de exames que servem para descartar outras doenças.
A febre emocional é provocada pelo estresse e leva a elevação da temperatura do corpo, chegando a um valor acima de 37°C, sendo que outros sintomas podem surgir: 1 Sensação de calor intenso; 2 Vermelhidão no rosto; 3 Suor excessivo; 4 Fadiga; 5 Dor de cabeça; 6 Insônia. More ...
Sim, isso é possível acontecer, como explica a psicóloga Rita Calegari, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo: "Nosso corpo é um sistema único - a parte física e a emocional não estão desassociadas uma da outra - o que afeta o corpo mexe na emoção, o que afeta a emoção, mexe no corpo".
É possível Como prevenir a calvície?
Como superar a falsidade de uma amiga?
Como saber se sou uma pessoa pessimista?
Quais os efeitos colaterais da catinga de mulata?
Quais são os sintomas de vista cansada?
Onde fica instalado o Java no Linux?
Como saber a versão da BIOS da minha placa de vídeo?
Como verificar a legalidade de um loteamento?
Qual é melhor Office 2019 ou 365?
Como saber a raiz quadrada de um número muito grande?
Como não ser enganado na venda de um imóvel?
Como saber data de compra Apple watch?
Como colocar número de páginas no Word a partir da quarta página?
Como saber qual é a versão do HDMI?