Segundo a professora de redação Andréia Silveira Tavares, do Maximize, o uso da primeira pessoa do discurso em dissertações argumentativas, apesar de não ser indicado, não é proibido.
Em geral, a redação dissertativa é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa. Certifique-se se existe alguma orientação nesse sentido no enunciado da questão.
Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas. Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão. Evite usar palavras como "coisa" e "algo", por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.
Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Quanto ao ponto de vista do autor na dissertação argumentativa, ele pode ser manifestado em primeira pessoa do singular ou plural. É possível também utilizar os verbos na terceira para defender conceitos conhecidos ou universais, já expressos anteriormente por outros.
32 curiosidades que você vai gostar
5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum“Aí” e “daí” Existem diversas palavras da linguagem falada que são muito comuns também na escrita, certo? ... Interjeições. ... Contrações. ... Vícios de linguagem. ... “E” repetidamente.
Como começar uma redação dissertativaEscolha seus argumentos. Após entender qual é a proposta apresentada, é hora de se posicionar sobre ela. ... Introduza o tema corretamente. A introdução é um dos pontos mais delicados do texto. ... Desenvolva com clareza. ... Traga soluções. ... Esteja atento ao português. ... Revise e transcreva seu texto.
O texto deve ser escrito apenas em terceira pessoa. Por exemplo: ao invés de escrever “devemos combater a corrupção no país”, escreva “ A população deve ser a principal responsável em combater a corrupção no país” ou “Deve-se combater a corrupção no país”.
No texto dissertativo argumentativo, o autor tenta convencer o leitor de sua tese. Para tal, faz uso da argumentação baseada em raciocínio lógico. O texto pode ser escrito na terceira pessoa do plural (objetivo) ou na primeira pessoa do singular (subjetivo).
É possível o cabimento de indulto ao crime de tráfico de drogas?
Quais são as principais pragas e doenças do pepino?
O que substitui couve-de-bruxelas?
O que é amnésia anterógrada e retrógrada?
Qual é a fruta que começa com a letra r?
Quanto tempo trabalha um Estagiário de TI?
O que é ergonomia na digitação?
Quem foi o primeiro jinchuuriki da 9 Caudas?
Sou bom em Matemática qual curso fazer?
Quanto tempo dura uma sessão de quimioterapia vermelha?
Como funciona a radioterapia no câncer de mama?
Quanto ganha uma aeromoça em portugal?
Quais são as principais conjunções conclusivas?
Para que serve sulfametoxazol para criança?
Qual a importância das bactérias para o meio ambiente como um todo?