Ao ser eletrizado, um condutor elétrico tende a afastar as cargas elétricas o máximo que pode. Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco.
O que é distribuição de cargas? Basicamente, consiste em alterar a forma como a carga é alocada no caminhão de modo que não ultrapasse o Peso Bruto Total (PBT), que é a soma do peso do veículo e da carga, bem como a capacidade máxima de cada eixo.
Condutor esférico: a carga elétrica e uma esfera condutora, em equilíbrio eletrostático e isolada de outras cargas, distribui-se uniformemente pela sua superfície, devido à repulsão elétrica. Seja R o raio da esfera e d a distância do centro da esfera até o ponto onde se querem o campo elétrico E e o potencial V.
Quando um corpo é eletrizado, suas cargas tendem a se espalhar pela superfície deste corpo por causa das forças de repulsão entre elas, o que faz com que fiquem o mais longe possível umas das outras. Este efeito causa uma um campo elétrico nulo no meio do corpo. Isto é a blindagem eletrostática.
Como o para-raios é um dispositivo pontiagudo, ele pode acumular maior quantidade de cargas elétricas do que as demais regiões da superfície da terra. Por isso, há uma tendência da descarga ocorrer, sempre que possível, nos para-raios.
Vimos anteriormente que as distribuições contínuas podem ser do tipo linear. Um outro caso também interessante é distribuição superficial, one as cargas estão distribuidas apenas na superfície de um material (Fig. 1). Os condutores, quando carregados, comportam-se dessa forma.
Usando a quantização das cargas elétricas, representada pela fórmula anterior, podemos calcular qual deve ser a quantidade de elétrons, em falta ou em excesso, necessária para produzir uma carga elétrica total de 1,0 C em um corpo:
Tipos de carga elétrica. Existem dois tipos de carga elétrica, as positivas e as negativas. Ambas são definidas exclusivamente por sinais algébricos, por convenção atribui-se à carga do elétron o sinal negativo e à carga do próton o sinal positivo. Esses sinais, entretanto, são meramente arbitrários.
Carga elétrica Física A carga elétrica de um objeto é determinada pelo produto entre a quantidade de cargas em excesso em um corpo e o valor da carga elementar.
A carga elétrica é uma propriedade intrínseca dos prótons e elétrons. Existem cargas de sinais positivo e negativo. Cargas de sinais diferentes tendem a atrair-se. Carga elétrica é uma propriedade da matéria, assim como a massa.
Como sair de um projeto no GitHub?
Como tirar o impermeabilizante das mãos?
Como sair do jogo GTA 5 no PC?
O que fazer para desinchar a boca depois de extrair dente?
Como sair do efeito platô na dieta Cetogenica?
O que dá para fazer com ora-pro-nóbis?
Como diluir massa corrida para fazer textura?
Como fazer a couve sem perder os nutrientes?
Como preparar a Sexta-feira Santa?
O que usar na preparação de pele?
Como recuperar registro de chamadas do WhatsApp?
Como é feita a conserva de azeitona?
Como alterar a senha do cartão alelo mobilidade?
Como recuperar senha e E-mail educar?