85% a 90% do ozono atmosférico encontra-se na estratosfera. Este gás forma-se na estratosfera, a partir do oxigénio (O2 ), por ação do sol (fotólise).
A estratosfera concentra 19% dos gases da atmosfera, ela é a segunda camada mais próxima da Terra. Como característica, ela possui pouco vapor d água em sua composição e quase não apresenta nuvens. A movimentação do ar na estratosfera ocorre no sentido horizontal.
As principais características da troposfera são: É a camada mais densa da atmosfera; Quanto maior a altitude da camada menor é a temperatura, que diminui cerca de 6,5 ºC por km; Quanto maior a altitude menor é a concentração dos gases, pois a troposfera concentra 75% de todo ar da atmosfera.
Composição. A composição química da troposfera é essencialmente uniforme, praticamente idêntica à composição da atmosfera terrestre como um todo (78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, além de outros gases em pequenas proporções), com a exceção notável do vapor de água.
Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.
17 curiosidades que você vai gostar
A termosfera é a maior camada da atmosfera. Nela, a temperatura aumenta conforme a elevação da altitude. Isso ocorre devido à radiação solar. A quantidade de energia que incide do Sol pode elevar a temperatura a 2500 °C.
Assim, os compostos inorgânicos são os dominantes na composição da estratosfera: óxidos de nitrogénio, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ozono, halogénios e os óxidos de halogénio resultantes da destruição dos CFC.
e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.
V - Na troposfera os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.
A composição química da troposfera é a seguinte:Oxigênio - 21%Argônio - 0,9%Vapor d água - 0,4%Dióxido de Carbono – 0,04%
A troposfera é o local onde ocorrem as interações climáticas com o planeta. ... É na estratosfera que se localiza a camada protetora do planeta, a famosa camada de ozônio.
Quando encontra-se na troposfera, causa poluição e chuva ácida, sendo prejudicial para plantas e saúde humana. Clorofluorcarbonos: Esses gases são responsáveis por destruir a camada de ozônio. Material particulados: Resultado da queima de combustíveis fósseis, como a fuligem. Esses materiais são extremamente poluentes.
A maior concentração é encontrada na baixa atmosfera, próximo a sua fonte principal, a superfície da Terra.
Nessa altura, o ar é rarefeito, e não conseguiríamos respirar!
A estratosfera é rica em gás ozônio, por este motivo é neste local que se forma a Camada de Ozônio, responsável por proteger a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol.
É na troposfera – camada mais próxima à superfície terrestre – que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos. (1) É nessa camada que se localiza a camada de ozônio, responsável por filtrar os raios solares nocivos à saúde. (2) É a última camada da atmosfera, e nela orbitam os satélites artificiais.
Acima da troposfera e até 50 km de altitude, aproximadamente, está a estratosfera, que se caracteriza por movimentos horizontais do ar e por uma temperatura que aumenta com a altitude. Apresenta pequena concentração de vapor de água e é onde circulam muitos aviões a jato.
A estratosfera, segunda camada da atmosfera, apresenta grande importância para os seres vivos, já que engloba a camada de ozônio, que serve de proteção natural contra raios solares nocivos.
Composição da termosfera
Além disso, grande parte das moléculas presentes na termosfera são quebradas pela luz solar. Nas partes superiores da termosfera são compostas por oxigênio atômico, nitrogênio atômico e hélio.
É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites. Como todas as outras camadas atmosféricas, sua total extensão varia conforme a latitude e fatores translacionais. Estende de aproximadamente 90 km até mais de 500 km.
Ionosfera. A ionosfera é a camada superior da termosfera e permanece carregada de elétrons e átomos ionizados pela radiação solar. Aumenta ou diminui conforme a energia que absorve.
Principais características
Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.
Os principais constituintes do ar atmosférico são o gás de nitrogênio, o gás de oxigênio, o gás carbônico e o vapor de água. O gás nitrogênio ocupa 78% do ar e o gás de oxigênio ocupa 21% do ar. Portanto, eles representam 99%do total de gases da atmosfera.
Como criar os objetivos da empresa?
O que significa 1 comprimido 3 vezes ao dia?
Como fazer contracapa de trabalho ABNT?
O que é expedição de intimação para advogado?
Qual a diferença de giardíase e amebíase?
O que significa taxa positiva?
Qual time mais rico da Europa 2021?
Como excluir arquivos que já foram excluídos da Lixeira?
Como desativar luz de notificação Motorola?
Qual o fio positivo azul ou branco?
Qual é o valor de uma consulta com psicólogo?
É possível engravidar depois do dia da ovulação?
Pode tirar um cochilo antes do treino?