Brincadeira cujos participantes, em círculo, jogam uma bola uns para os outros, tendo ao centro um que procura interceptar a bola. É jogo sem vencedores e freqüentemente disputado antes das peladas, com a finalidade de atrair novos companheiros e proporcionar o aquecimento dos jogadores.
Os jogadores fazem uma roda em pé e jogam a bola uns para os outros enquanto um participante fica no meio da roda tentando agarrar a bola, ele será o “bobinho”. Se ele a pegar, aquele que tinha jogado a bola é que vai para o meio da roda, para ser o novo bobinho.
Cada vez que o aluno ocasionar a saída da bola da formação do círculo também deve assumir o papel de “bobinho”. Variações: Aumentar o número de toques na bola. Diminuir o número os toques na bola.
Pelo menos um mérito, porém, ninguém jamais vai tirar dos espanhóis: ainda no século XV, muito antes de transformarem em tática de jogo a roda de bobo, eles já tinham criado a própria palavra bobo – derivada, provavelmente, do latim balbus, “gago, tartamudo”, de onde saiu também nosso verbo balbuciar.
Gulu ou bobinho Essa brincadeira também tem diferentes nomes dependendo da região, mas é diversão garantida. Os participantes ficam passando a bola de um para o outro com os pés ou com as mãos enquanto uma criança fica como “gulu” ou “bobinho”, tentando capturar a bola.
Nesta brincadeira você vai treinar sua agilidade e reflexos, precisando de apenas uma bola e de um espaço para brincar. O lugar não precisa ser muito grande e também não é necessário ter muitos jogadores – 3 já são o suficiente.
O bobinho fica no centro tentando interceptar os passes. Caso consiga pegar a bola, o autor do passe errado vira o novo bobinho. Em alguns lugares, existe a regra em que obriga o bobo a ficar mais uma rodada caso tome uma caneta ou chapéu.
Variações
Bobinho, ou Rodinha de Bobo, é como é chamada uma velha brincadeira de criança, e que atualmente tem sido também muito usada pelos futebolistas profissionais no aquecimento das partidas. Se conseguir, quem tocou a bola pela última vez será o novo bobinho. ...
Pega-pega ou pique-pega Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. De modo geral, eles estão divididos nos que capturam e nos que devem fugir.
"Corre cotia" é uma mistura de brincadeira de roda com "pega-pega", onde também é aperfeiçoada a coordenação, equilíbrio, rapidez e atenção. É ainda uma atividade que exige a confiança dos participantes. Nela, as crianças ficam sentadas, dispostas em roda e de olhos fechados. Enquanto isso, uma fica do lado de fora, caminhando atrás da roda.
As crianças formam uma roda e uma delas é eleita para ficar no meio como o "bobinho”. Se estiverem brincando entre 3 jogadores, dois ficam de frente um para outro a alguns passos de distância, enquanto o terceiro permanece entre eles.
Então, aqui vão 100 brincadeiras para ensinar/aprender brincando. Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música.
Para além disso, conforme salientam especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina [1], o ato de brincar e as brincadeiras promovem uma melhora nas habilidades físicas e motoras; trazem consigo aprendizagem sobre competição e riscos; estimulam a comunicação e os vínculos sociais, bem como outras habilidades cognitivas.
Quais os riscos de não seguir as normas regulamentadoras?
O que é o sistema just in case?
O que são deuses antropomórficos?
Como se escreve o nome Henrique?
Qual indústria polui mais o meio ambiente?
Que horas é a missa do papa no vaticano?
O que é uma pessoa descompensada?
Qual é a alimentação do tubarão martelo?
O que são drogas licitas e ilicitas?
O que significa 1 1 2 xícara chá de farinha de trigo?
Com quanto tempo se tem enjoo na gravidez?
Qual deve ser a formação do professor de Educação Especial?
Quais são os remédios constitucionais e para que serve?