Passo-a-passo para a dividir sua orquídea:
Primavera
Mas atenção: não são todas as orquídeas que podem ser plantadas em árvores, somente as epífitas, que buscam no tronco um suporte para obter mais luz, umidade e nutrição. E o início da Primavera, no dia 22, é a melhor época para isso.
Corte esse caule com a raiz e coloque-o em um vaso preparado com substrato próprio para orquídea. Forre o fundo com carvão, pedrinhas ou casca de pinus para promover o escoamento da água. Se o caule não se sustentar em pé coloque uma varetinha encaixada bem rente ao fundo do vaso e amarre a nova planta.
Se uma Phalaenopsis está em um ambiente mais úmido e com menor quantidade de luz, é possível que ela gere um keiki naturalmente. Você verá uma nova haste saindo de uma das gemas da haste principal. Quando ela formar raízes, você pode cortá-la e acrescentar a um vaso.
Os pseudobulbos (mais conhecidos como bulbos) são a estrutura de reserva das orquídeas e de onde sai as folhas, depois espatas e finalmente flores, por isso eles são super importantes e temos que cuidar muito bem deles ( além das raízes, é claro). ... Os pseudobulbos ficam enrugados basicamente pela desidratação.
Na primavera é que a grande mudança acontece, as orquídeas ficam mais iluminadas e ainda mais propensas à reprodução. E, se for o caso, é o momento para a troca de vasos. Isso deve ser feito observando quando elas começam a florescer e se renovam. Esse é o momento indicado para replantar a orquídea.
Mas como saber em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.
Orquídeas que possuem muitos brotos podem ser divididas em 3 ou 4 pseudobulbos, formando novos vasos de mudas. Chegou a hora de dividir a sua orquídea? Então continue lendo o artigo abaixo para aprender como fazer mudas de orquídeas lindas como as suas originais!
A técnica de reprodução de mudas de orquídeas através das sementes é bem mais difícil e mais lenta por elas serem muito pequenas e não terem material de reserva suficiente para se manterem nutridas durante o desenvolvimento até se tornarem uma nova planta.
Se dividida antes do tempo, na ânsia de se obter novas orquídeas rapidamente, corre-se o risco de atrasar a floração, ou pior, deixar a planta fraca e suscetível as doenças. Esse é um erro frequente dos iniciantes na orquidofilia, eu mesma cometi esse erro no começo, retrocedendo diversas orquídeas adultas para o estágio de seedlings.
Além das raízes das orquídeas, é necessário obter os fungos micorriza que permitirão a germinação das sementes. Para iniciar o processo, macere as raízes com um pouco de água de coco, depois passe tudo na peneira e junte as sementes da orquídea (abra a cápsula e retire as sementes) com o líquido macerado.
Como saber se o chip da Claro e 4G?
Como falar com um atendente no Fone Fácil Bradesco?
Como calcular honorários advocatícios em cumprimento de sentença?
Quanto custa um cuidador 24 horas?
O que são aspectos afetivo e social?
É verdade que usar maquiagem envelhece?
Pode ligar a geladeira no 220?
Como ativar os direitos do documento no Adobe Reader 8?
Qual o papel do esporte na Educação Física?
Como o é a pessoa de Câncer no amor?
Quanto um carro consome de óleo?
Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?