Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?
Com o auxílio de um alicate decapador, desencape os condutores e faça a alimentação do dispositivo, não existe polaridade correta para o DR, a única especificação é onde será conectado o cabo neutro, mas sempre recomendamos manter um padrão de alimentação dos componentes.
Conectar o circuito de forma adequada ao disjuntor irá fornecer energia de forma segura. Desligue o disjuntor principal no quadro de distribuição. Encoste as ponteiras de uma luz de teste em um fio positivo e em um terra de um circuito elétrico. Caso a lâmpada acenda, verifique novamente o disjuntor principal.
O "DR" nada mais é do que um "dedo duro" para os eletricistas. A função do DR é acusar e "desarmar" o circuito caso haja a fuga de corrente elétrica numa instalação. Essa "fuga elétrica" pode ser um simples cabo/fio descascado "dando massa" em algum lugar da edificação, bem como pode ser uma pessoa levando um choque.
O dispositivo DR é obrigatório, de acordo a norma da ABNT NBR 5410, desde 1997, em casos como:
Principais Aplicações do disjuntor DR
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
Recomendamos que o disjuntor geral seja desligado e que você informe a todos que estão presentes na instalação que você estará trabalhando naquele local, evitando assim que ninguém ligue o circuito novamente enquanto esteja fazendo o trabalho. Mesmo em baixa tensão, um choque elétrico pode ser fatal sob determinadas condições.
Normalmente, ele é usado em circuitos de cargas resistivas residenciais, onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa. Como exemplo de uso desse tipo de disjuntor, podemos citar os circuitos de chuveiro elétrico, aquecedores elétricos, secadores de cabelo e tomada de uso geral (TUGs).
E ao notar esse escape da corrente na sua instalação, o disjuntor diferencial residual entra em ação e acaba por desligar o circuito completamente.
Por fim, os disjuntores de curva D são usados onde se espera uma curto-circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.
Como recuperar o cabelo da boneca Barbie?
Como sistema nervoso se comunica com o meio externo?
Como usar habilidade em si mesmo LoL?
Como jogar o jogo do Google Earth?
Como diluir Solupan para lavar carros?
Como provar que está certo o teorema de Pitágoras?
Como Triple Bottom Line pode ser aplicado nas empresas?
Como é a reprodução do tubarão baleia?
Como melhorar o sinal do roteador vivo?
Quais são os benefícios do suco de romã?
O que significa a relação PaO2 FiO2?
Qual maneira o tratamento da água ajuda a evitá las?