Entre as diferenças, as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão constroem potes para armazenar o pólen e o mel.
Aqui, são conhecidas cerca de 200 delas, destacando-se a jataí, a arapuá e a tiúba. Também chamadas de meliponíneos, as abelhas sem ferrão formam colônias perenes habitadas tanto por algumas dezenas quanto por vários milhares de indivíduos.
O processo de desenvolvimento de uma abelha sem ferrão, desde o ovo até a abelha adulta, dura aproximadamente 40/45 dias, variando de espécie para espé- cie. Este período costuma ser um pouco mais longo para os machos e pouco mais curto para as rainhas virgens.
Apis mellifera
A espécie Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, é a mais conhecida entre as abelhas com ferrão. Desde os primórdios, ela vem sendo criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis.
A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns em meliponários.
Apis mellifera Pertencentes à ordem Hymenoptera e à superfamília dos Apoidea (grupo Apiformes), as abelhas se dividem em cerca de 20 mil espécies e a mais conhecida é a Apis mellifera.
O método consiste em abrir uma janela na árvore, coletar o material e fechar a abertura utilizando a resina vegetal conhecida como breu. Coleta de enxames, meliponicultura, Melipona sp, ninhos, resinas vegetais.
As abelhas sem ferrão são encontradas nas regiões tropicais e sub-tropicais da Terra. Assim, ocorrem nas Américas do Sul e Central, África, Sudoeste da Ásia e Austrália. No Brasil são nativas e estão presentes em todo o território nacional, embora as espécies difiram de região para região.
Os principais gêneros são dois: Melipona e Trigona. As colônias de Melipona possuem entre 5 indivíduos, enquanto que aquelas de Trigona variam de 300 a 80.000 abelhas.
Para conservar as colmeias, os apicultores devem saber a diferença entre uma abelha rainha e as abelhas comuns para poder identificá-la e marcá-la. Para tal, é preciso observar as diferenças no comportamento, na localização e nas características físicas da rainha. Procure a maior abelha. A abelha rainha quase sempre será a maior abelha da colmeia.
A rainha tem um abdômen mais pontudo, diferente das abelhas comuns, que têm um abdômen mais arredondado. A partir disso, é fácil identificá-la. 3 Procure pela abelha que está com as pernas esticadas.
Como fazer para não ser rastreado na internet?
Como traduzir células no Excel?
Como traduzir páginas automaticamente?
Como traduzir uma página no celular Safari?
Como criar um atalho para meus documentos?
Como saber se estou fumando certo?
Como manter uma janela sempre na frente?
Que parte do DNA é transcrita em RNA?
É normal ficar triste no ano novo?
Como transformar uma imagem em PDF no Google Drive?
Como fazer uma simples flor de papel?
Como trafega em uma rotatória?
Como traduzir o texto do Instagram?