Uma hérnia da parede abdominal causa uma protrusão perceptível, mas pouco desconforto. O diagnóstico é feito por exame físico e, às vezes, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:Dores intensas, intermitentes ou contínuas;Protuberância na região abdominal;Vermelhidão no local.
Na maioria dos casos, a história clínica do paciente associado ao exame físico, são suficientes pra realizar o diagnóstico de hérnia, sem a necessidade de exames adicionais ‼. Quando o médico fica com dúvida no diagnóstico pode solicitar alguns exames, como a ecografia de abdome, que é o exame mais solicitado.
Sintomas da hérnia
Saliência na pele, em qualquer região do corpo; Inchaço no local da saliência; Dor na região, especialmente depois de realizar esforços; Dor na região ao evacuar ou tossir.
Geralmente a hérnia é diagnosticada durante o exame físico feito pelo cirurgião, que examina a região inguinal e inguinoescrotal e detecta a presença da hérnia, não sendo necessária a realização de exames na maior parte das vezes.
40 curiosidades que você vai gostar
Sintomas de hérnia inguinal
Protuberância ou inchaço na região da virilha; Dor ou desconforto na virilha ao levantar-se, curvar-se ou levantar peso; Sensação de peso na virilha; Dor que irradia para os testículos, no caso dos homens.
Uma hérnia inguinal consiste na protrusão de parte do intestino ou outro órgão abdominal através de uma abertura na parede abdominal na virilha. A pessoa apresenta uma protuberância indolor na virilha ou escroto. Tomografia computadorizada ou ultrassonografia podem ser utilizadas para o diagnóstico.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Segundo os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Borba, a hérnia pode aparecer no abdômen, no umbigo, na virilha e até no testículo. Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor.
As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres e dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais.
A Ultrassonografia de Regiões Inguinais é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
A hérnia abdominal é caracterizada por um abaulamento de algum órgão da barriga para fora do corpo que, geralmente, não causa sintomas, mas pode provocar dor, inchaço e vermelhidão no local, especialmente quando há um encarceramento ou torção dos órgãos que estão dentro da hérnia.
Os principais são:Acupuntura: ajuda a eliminar a dor utilizando pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica;Pilates: exercícios para a postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar a hérnia de disco e diminuir a dor.
✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações. Além disso, as hérnias de tamanho médio (entre 2-10 cm) também podem frequentemente encarcerar/estrangular com maior frequência.
Hérnia umbilical - tratamento
Alguns medicamentos podem ser prescritos para aliviar a dor (como o paracetamol, por exemplo). Contudo, a única opção para resolver de forma definitiva o problema é realizar tratamento cirúrgico.
O que fazer em caso de dor na hérnia abdominal?– EVITE LEVANTAR PESO – ... – EVITE FICAR MUITO TEMPO EM PÉ, FAZER LONGAS CAMINHADAS OU ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS – ... – FICAR EM REPOUSO AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS EXISTENTES – Caso o paciente esteja com dor o repouso é a forma mais indicada para aliviar os sintomas.
Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.
Como é feito o tratamento
Compressa fria na virilha por 15 minutos pelo menos 2 vezes por dia, pois ajuda a aliviar a dor; Fisioterapia, que pode ser útil no caso de lesões e distensões, pois permite a reabilitação muscular e ganho de força; Cirurgia, que é recomendada apenas nos casos mais graves.
Para além da tumefação podem também ocorrer: sensação de dor ou queimadura, ruídos de gorgolejo, sensação de peso, sensação de fraqueza e ainda dor ou aumento de volume na região do testículo masculina.
Geralmente, a dor na virilha não é um sintoma grave, podendo surgir tanto do lado esquerdo, como do lado direito da virilha devido às mesmas causas, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, infecções e dor ciática.
A cirurgia é a única forma efetiva para se tratar uma hérnia abdominal, pois a dor pode aparecer e sumir, mas depois voltar de forma repentina. Basicamente, a cirurgia pode ser realizada de duas formas: aberta, com anestesia local e laparoscópica, procedimento minimamente invasivo, mas que necessita de anestesia geral.
Colocar compressas quentes ou uma bolsa de água quente na região com dor por pelo menos 20 minutos ajuda a aliviar bastante o processo de dor. A fisioterapia também possui técnicas que ajudam nesse processo, como a utilização de infravermelho e ondas curtas, que ajudam a reduzir o processo inflamatório local.
A hérnia abdominal é causada por uma fraqueza na musculatura do abdômen, que resulta em um orifício pelo qual o conteúdo interno da cavidade abdominal extravasa. Dessa forma, a única opção de tratamento — e cura — é quando essa abertura é fechada, o que só ocorre por meio do tratamento cirúrgico.
Uma hérnia da parede abdominal causa uma protrusão perceptível, mas pouco desconforto. O diagnóstico é feito por exame físico e, às vezes, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
O que houve com a Marquesa de Santos?
Quais os efeitos colaterais da Nesina?
Como tomar Ponstan para Colica?
Como montar uma pequena loja de material elétrico?
Para que serve a Pfaffia paniculata?
Como foi a morte de José de Arimatéia?
Pode se lavar fruta com detergente?
Como tomar Neocopan composto comprimido?
Pode tomar pholia negra é magra juntas?
Pode tomar Primosiston e anticoncepcional juntos?