As respostas devem ser exaustivas, isto é, devem abranger a totalidade de que se perguntou, conforme mostrado ao longo deste trabalho. Devem ser concisas, ou seja, dizer com poucas palavras tudo quanto se sabe a respeito do assunto, o que significa ter poder de síntese.
De acordo com as normas e técnicas estabelecidas ao perito-contador, a NBC TP 01, as respostas dos quesitos no laudo pericial devem ser registradas de forma circunstanciadas, clara, objetiva, sequencial e lógica (CFC, 2015a).
O perito responderá aos quesitos apresentados pelas partes envolvidas no processo, elucidando, da melhor maneira, o objeto da perícia, porém, não se restringindo ao teor deles para tentar tornar claros os fatos com as respostas.
O escopo dos quesitos deveria ser o de delimitar o campo da investigação pericial aos pontos centrais da ação de forma conduzir o trabalho pericial no sentido de esclarecer os pontos controvertidos.
Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.
38 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o sentido teleológico empregado pelo legislador, quesitos são inquirições, questões essenciais, ou seja, pontos específicos que o ator processual deseja submeter ao crivo do conhecimento técnico do profissional então nomeado para a realização da prova pericial.
O que são espécies de quesitos periciais?I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.IV – QUESITOS PRELIMINARES.V – QUESITOS SUPLEMENTARES.VI – QUESITOS IMPERTINENTES.VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.
Quem elabora os quesitos na perícia judicial e quem responde os quesitos? O assistente técnico contratado pela parte de um processo sugere quesitos por e-mail ao advogado. Este os copia, cola-os em uma petição e junta a mesma ao processo. O juiz também pode apresentar quesitos.
Independente do perito responder os quesitos, ele deve escrever no corpo do laudo as suas conclusões sobre a perícia de forma concatenada e explicativa ao leigo. O objeto da perícia deve ser explicado pela ciência, técnica e fatos, depois é dada a conclusão pelo laudo.
Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.
Nesse contexto, surge a figura do assistente técnico em perícias. O profissional é quem pode acompanhar a veracidade da avaliação pericial e, em favor da parte, formular quesitos ou hipóteses que possam atestar a segurança e a eficácia do laudo desenvolvido pelo perito no processo.
1. Esta Norma estabelece diretrizes inerentes à atuação do contador na condição de perito.
Os quesitos são questionamentos elaborados pelas partes para serem respondidos pelo perito. Ao formular os quesitos, as partes poderão apresentar quesitos considerados impertinentes, ou apresentar quesitos suplementares, após a entrega do laudo pericial.
Busca-se no laudo a completa elucidação dos fatos; dessa forma, as respostas aos quesitos não devem ser complementares ao entendimento dos fatos apresentados no corpo do laudo, ou seja, as respostas aos quesitos precisam ser obtidas, sempre que possível, através do esclarecimento dos fatos contidos no próprio corpo do ...
O Laudo Pericial Contábil deverá ser uma peça técnica, escrita de forma objetiva, clara, precisa, concisa e completa. Ainda, sua escrita sempre será conduzida pelo perito-contador, que adotará um padrão próprio, como o descrito no item Estrutura.
Quesitos Para Perícia Contábil durante o período do contrato, qual (is) a (s) taxa (s) mensal (is) adotada na cobrança dos encargos contratuais? a Ré cobrou comissão de permanência em caso de atraso? ... cumulada com a comissão de permanência, se cobrada, houvera a cobrança de multa contratual?
Queira o Senhor Perito identificar o número do processo a especialidade médica da perícia e a parte autora, informando nome, sexo, data de nascimento, profissão, estado civil, naturalidade, endereço, número de identidade e CPF, informando, ainda, quais os exames médicos apresentados.
Não possuir as informações corretas, podem levar o perito a ser descadastrado pelo Tribunal, segundo o Novo Código de Processo Civil – CPC. Se a parte não souber informar a resposta do quesito que fez e o perito não a encontrar também, então, não lhe restará informar o fato.
Os quesitos no júri parecem perguntas singelas que conduzem ao resultado do julgamento, por meio de raciocínio lógico e imediato, de forma encadeada, segundo um padrão definido em lei.
Quesito = ponto, questão, pergunta a ser respondida, item. Requisito = exigência, condição necessária, formalidade a ser atendida. Exs: - Os quesitos mais difíceis da prova foram elaborados por renomado professor francês.
Para a decisão dos jurados, no júri brasileiro, a regra processual delimita uma ordem na quesitação: materialidade, autoria, absolvição, diminuição de pena, qualificadora ou aumento de pena (art. 483 do CPP).
Dispõe o artigo 465, § 1º, inciso III, do Código de Processo Civil, que as partes terão 15 (quinze) dias, contados da data da intimação do despacho que nomeia o perito, para indicar assistente técnico e apresentar os quesitos.
469, caput, do Novo CPC. (1) Embora o art. 465 do CPC/2015 também disponha que o prazo para apresentar os quesitos da prova pericial será de 15 dias a partir da nomeação do perito, o momento não é exclusivo. Ou seja, quesitos suplementares poderão ser apresentados durante a diligência.
De acordo com o CPP, o juiz pode formular quesitos no exame de corpo de delito e em outras perícias. O art. 159, § 3º do CPP dispõe que “Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico”.
A apresentação de quesitos complementares pode ser manejada pelas partes como estratégia adicional para a impugnação do laudo pericial. Vale dizer que é comum que, no momento da impugnação do laudo pericial, as partes questionem o perito acerca de pontos que não estejam integralmente esclarecidos.
Qual o papel da leptina e da grelina no controle da obesidade?
Qual a importância da estatística no seu campo de trabalho?
Como descolorir o cabelo com água oxigenada e bicarbonato?
O que as pessoas comiam nos anos 50?
Quais são os tipos de armazenagem?
Quais são as novidades do Excel?
Como descrever um relacionamento em uma palavra?
Quando não se considera fundamentada a decisão judicial?
Qual a idade da Gal Costa cantora?
Porque Piper termina com Jason?
Qual melhor horário para tomar loratadina?
O que é análise biológica do solo?
O que pode ser dor muito forte na lombar?
Quem pode assinar projeto urbanístico?