Existem vários métodos de determinação de teor de umidade da madeira sendo que os mais utilizados são: o método de determinação por meio de estufa e o que utiliza medidores elétricos. quantidades que definem esse teor são medidas diretamente.
Medir a umidade é determinante em um projeto com madeira Esse tipo de medição de umidade é importante, pois com ela é possível conhecer as condições da peça de madeira que está sendo adquirida.
Segundo ainda BROTERO (1941) a madeira utilizada em interiores mantém sua umidade entre 10 a 13%. YAMAMOTO (1973) trata da secagem da madeira em seus aspectos gerais. Considera que na secagem em estufa, para determinados fins, o teor de umidade deve ser inferior a 10% .
Os primeiros geralmente vem com eletrodos, ou seja, agulhas, acoplados em sua carcaça. Esses pinos servirão para perfurar o material para que a o teor seja medido. Os não destrutivos podem ser fabricados com sensores que funcionam diretamente pelo contato, somente encostando no material.
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
A madeira trabalha somente entre o estado absolutamente seco até a faixa do ponto de saturação das fibras, ou seja, na faixa de umidade entre 0% e ± 30%.
Como orientação geral, a temperatura inicial deve permanecer constante até que o teor de umidade da madeira seja igual a 30%.
O MH-5035 é calibrado para a madeiras a 20°C (68°F). Se a temperatura da madeira variar mais do que 5°C, a leitura pode ser corrigida adicionando 1/2% para cada 5°C abaixo de 20°C ou subtraindo 1/2% para cada 5°C acima de 20°C.
É importante ter um medidor de umidade como o M52 no processo de secagem de madeira, pois a umidade pode interferir na qualidade da madeira. Por exemplo, uma madeira muito úmida, pode embolorar, ou seja, criar fungos e uma madeira muito seca, pode empenar e tornar-se inutilizável.
Além disso, a umidade está correlacionada e influencia outras propriedades do material como a densidade aparente, a resistência mecânica, a resistência à agentes biodegradadores e outros.
A Marrari Automação é especialista em secagem de madeiras e fornece, para isso, opções diversas de controladores e gerenciadores de secagem que fazem parte da família MR500 como o EcoPower, New Smart e New Easy.
A madeira é um material higroscópico: facilmente absorve e libera conteúdo de água em busca de equilíbrio com a umidade relativa do ar. Quando as peças estão bem úmidas, a água é mais facilmente liberada. Quando estão mais secas, o fenômeno da secagem demora mais para acontecer.
Quanto tempo leva pro seguro pagar o carro?
Quais são os tipos de ginástica escolar?
Quantos minutos duram uma crise de ansiedade?
Porque meio de frase pergunta?
O que é o conceito de trabalhabilidade?
Porque juiz não pode ter empresa?
Como aumentar as vendas de um bar?
O que diz o artigo 651 da CLT?
Como achar elementos animados no canva?
Qual o país que mais investe em pesquisa e desenvolvimento P&D )?
Quantas sessões de laser para apagar tatuagem?
Como ocorre a digestão dos bovinos?
Quem é mais forte Sakura ou Sasuke?