Lóquios: secreção vaginal pós-parto composta por sangue, fragmentos deciduais, bactérias, exsudatos e transudatos vaginais. Apresenta odor forte e característico, com volume e aspecto influenciados por gradual redução do conteúdo hemático.
Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.
Fase 1: Lóquio Rubro (vermelho vivo), dura de 1 a 4 dias após o parto. Fase 2: Lóquio Seroso (coloração róseo-acastanhada), dura de 5 a 7 dias após o parto. Fase 3: Lóquio branco (coloração esbranquiçada, acastanhada ou quase incolor), dura de 1 a 3 semanas após o parto.
Os lóquios são as perdas de sangue que ocorrem durante o puerpério e que indicam a normalização das condições do útero. São chamadas de lóquios as perdas de sangue que a mulher tem imediatamente após o parto. Têm uma duração aproximada de 40 dias, ou seja, todo o período chamado de puerpério.
Lóquios são denominados as perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal. Cedo no puerpério, a descamação da decídua e o sangramento resultam em corrimento vaginal de quantidade variável, chamado de lóquio.
Se o bebê nasceu, o parto acabou e há um fluxo vaginal parecido com a menstruação, não se assuste é a chamada loquiação. Ela ocorre, principalmente, devido à contração do útero, que está voltando ao volume e posição normal com o objetivo de diminuir a área de sangramento.
O puerpério é dividido em três fases: Puerpério imediato (se estende de 2- 4 horas pós-parto). Puerpério mediato (até o 2-3 dias pós parto). Puerpério tardio (até cerca das 6 semanas pós-parto).
Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes nos primeiros três a quatro dias, constituindo-se de sangue, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante à do fluxo menstrual.
De 3 a 5 dias após o parto, a loquiação é de um sangue vermelho vivo, por conter muitas hemácias. A partir da segunda semana, a loquiação vai se tornando vermelho escuro (acastanhado). Depois de dez dias após o parto, se torna amarelada e, posteriormente, esbranquiçada, até terminar.
A menstruação vem do endométrio – o útero fica preparado para receber o bebê, as paredes engrossam, e, quando não recebe nada, esse tecido sai. A loquiação vem da cicatrização do útero – do lugar em que ficou implantada a placenta, fora do útero.
Como hidratar couro com produto caseiro?
Como ser revendedor de cigarros?
Qual melhor creme hidratante para idosos?
Como depilar com cera sem escurecer a pele?
Como baixar a ureia e creatinina em gatos?
Como ativar o microfone no Zoom no notebook?
O que fazer para voltar a cor normal?
Qual melhor app para assistir DVD no PC?
Como fazer um site sem saber programar?
Como formatar iPhone 6s desligado?
Como formatar o pen drive para FAT?
Qual é o melhor contador de calorias?
Como formatar celular pelo cabo USB?
Como faço para acessar minha conta no Banrisul?