“Um dos pontos-chave para o manejo da DRC é manter o paciente hidratado, para isto, o tutor pode incluir alimentos úmidos na dieta do animal (sempre com indicação do médico-veterinário), utilizar fontes em casa, já que os gatos adoram água corrente e acabam incentivados a ingerir mais líquidos.
A internação costuma ser feita para tratamento com soro intravenoso e a aplicação de medicamentos. É possível ainda que o clínico veterinário indique um tipo específico de ração, que deve conter menos proteínas e níveis mais baixos de fósforo e sódio.
E infelizmente, muitos gatos não conseguem beber quantidades adequadas de água mesmo quando saudáveis. Quando uma doença, como a doença renal, se inicia, o problema torna-se ainda mais grave. Assim, incentive o seu gato a beber água fornecendo fontes de água limpa e fresca a todos os momentos.
A manifestação aguda da doença (IRA) diz respeito a uma diminuição do funcionamento dos rins e pode ser causada por algum tipo de intoxicação. Caso o problema não seja diagnosticado a tempo e o animal não receba o tratamento correto, a insuficiência renal pode causar uma infecção nos rins e levar o animal a óbito.
“A ureia em animais alimentados com dietas ricas em proteínas e animais desidratados também pode ter valores aumentados. Para o diagnóstico de doença renal, é imprescindível a realização de outros exames.”
O exame de creatinina é um importante marcador da função renal em cães e gatos. O aumento ou diminuição nesse parâmetro podem indicar diagnósticos diferentes, assim como, o quão alto ou baixo ele está pode indicar um bom prognóstico ou um prognóstico ruim.
Quando o gato tem o diagnóstico de insuficiência renal, a maioria dos veterinários recomenda a mudança da dieta para uma ração terapêutica, a chamada ração renal. Com menores níveis de proteína, fósforo e sódio, o objetivo dessa dieta é diminuir a sobrecarga nos rins e, portanto, desacelerar a progressão da doença.
Sinais de insuficiência renal no gato
Separamos 12 dicas que vão te ajudar a fazer seu gatinho beber mais água, veja:
Você deve dar a solução aos poucos para o seu bichinho durante um período de 24 horas. Se o seu animalzinho está se recusando a tomar o soro, você pode colocar direto na boca dele com o auxílio de uma seringa. Caso o animal seja de maior porte, você pode usar uma mamadeira com o bico cortado.
A recomendação usual se baseia no consumo de carne branca — frango, peru e peixes — porque é mais fácil de digerir e causa menos estresse aos rins. No entanto, um gato com insuficiência renal ainda precisa de uma dieta balanceada, incluindo boas fontes de vitaminas e certos minerais — especialmente cálcio, que é essencial ao coração, ossos e olhos.
Aprender a viver com uma doença crônica como a insuficiência renal é um processo delicado e demorado, que exige muita dedicação e esforço. Na maioria das vezes, o tratamento é feito com o uso de remédios como anti-hipertensivos e diuréticos, como a Furosemida, por exemplo.
Esse problema representa um grande risco de coágulos no sangue e derrames. Além disso, a hipertensão pode causar acúmulo de fluidos entre a retina e a parte de trás do olho, causando descolamento da retina e cegueira repentina. Verifique a pressão sanguínea do seu gato regularmente.
Principais causas A insuficiência renal aguda e crônica pode acontecer devido: Diminuição da quantidade de sangue no rim, devido a desidratação, mau ...
O que é consentimento viciado?
Quantos anos Jacó viveu na terra do Egito?
Onde guardar o Super Bonder depois de aberto?
Como os pais podem estar presentes na vida dos filhos?
Pode fazer chá de hibisco com água fria?
É necessário deixar os cabelos sujos para poder dar alisantes?
O que está incluso na diária de UTI?
Como colocar o ar condicionado no ventilador?
Como pagar IPVA 2022 Detran BA?
Quais são as características do cabelo?
O que fazer para aliviar torcicolo no pescoço?
O que significa virado de cabeça para baixo?
O que foi a Revolução Cubana e quais as consequências?
Onde ocorre a meiose no ser humano?
Como deixar a roupa com cheiro de amaciante na máquina?