se teve catapora, faça um teste sangüíneo para anticorpos varicela. Um teste positivo significa imunidade e você não pegará a catapora. Um resultado negativo implica que você poderá pegar catapora e é um candidato a tomar uma vacina.
A criança que teve catapora/varicela confirmada produziu anticorpos contra a doença, o que lhe confere imunidade permanente e raramente ocorrerá um segundo episódio de varicela.
Quem nunca teve catapora e está numa idade adulta pode contarir a herpes zoster. A varicela (Catapora) é a infecção viral primária. Uma vez adquirido o vírus Varicella-zoster, a pessoa fica imune à varicela. No entanto, esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster.
O Elisa indireto (sigla em inglês para ensaio imunoenzimático) é um dos exames mais utilizados para detectar no sangue, por exemplo, a presença ou ausência de anticorpos contra determinados vírus – como a varicela e o HIV.
Exames e Diagnósticos Como a catapora apresenta manifestações muito peculiares, o diagnóstico costuma ser feito com uma boa avaliação médica, no consultório, sendo eventualmente confirmado por um teste laboratorial que pesquisa, no sangue de quem tem a suspeita, a presença de anticorpos contra o vírus varicela-zoster.
Normalmente, o paciente com catapora desenvolve anticorpos contra o vírus da catapora após a infecção e, por isso, é raro pegar catapora mais que uma vez.
Você só é capaz de transmitir a varicela ( catapora) se o vírus se multiplicar, como você é já teve a doença isso não ocorre, logo você não transmite.
A catapora (ou varicela) pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é na infância que ela mais se dissemina. Até os 10 anos, é provável que boa parte das crianças seja contaminada – a maioria delas vai ter esse contato com o vírus entre 1 e 4 anos de idade.
As principais medidas de prevenção e controle da catapora (varicela) são: Vacinação. Lavar as mãos após tocar nas lesões. Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas.
Transmissão . A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro. Mesmo aqueles que estão infectados e não apresentam os sintomas da doença podem transmiti-la.
A catapora é bem notável principalmente pelo aparecimento de bolhas vermelhas na pele, espalhados por todo o corpo, causando coceira e outros sintomas. Veja a seguir as principais informações sobre a catapora que você precisa saber.
O diagnóstico da catapora é feito pelo médico clínico geral ou pediatra a partir da avaliação dos sintomas apresentados, das bolhas no corpo e, se necessário, ele também pode pedir um exame de sangue para confirmar a infecção. Geralmente, o tratamento da catapora é feito de forma a controlar os sintomas.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos. A varicela (catapora) é facilmente transmitida para outras pessoas.