Coloque uma pedra na ponta da sombra. Espere cerca de 15 minutos e coloque outra pedra na ponta da nova sombra. A linha entre as duas pedras formam o oeste (primeira pedra) e o leste (segunda pedra). A linha perpendicular a esta linha formam o norte-sul.
Coloque uma pedra no fim da sombra. A pedra vai marcar o ponto original da sombra. Isso é importante pois, com o passar do dia, a sombra vai mudar de lugar. Como o sol de move do leste para o oeste, a sombra vai se mover na direção oposta. Ou seja, o ponto original da sombra é o seu ponto mais ao oeste.
Localize o cruzeiro do sul e depois estenda o braço maior quatro vezes e meia. Deste ponto desça uma linha reta até o horizonte. Este ponto será o Sul, como mostra a Imagem 2. Pronto, agora é fácil se localizar, sem precisar de nenhuma parafernália tecnológica!
Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).
Segurando a bússola na horizontal, aponte a seta de direção, a linha-de-fé, para o lugar onde você deseja ir – vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado até que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magnética.
Estenda ou estique o braço direito na direção leste. Estenda ou estique o braço esquerdo na direção oeste. Às suas costas estará o sul. À sua frente estará o norte.
Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Na classe de Companheiro, na seção de Arte de Acampar, requisito 1, devemos “Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola e desenhar uma Rosa dos Ventos”. Neste post vamos conhecer sobre os pontos cardeais. Primeiramente, o que são pontos cardeais?
Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções e são concebidos a partir da posição na qual o Sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente;
Geografia. Norte, Sul, Leste e Oeste são os quatro pontos cardeais. Os pontos cardeais possuem pontos colaterais que são: sudeste, nordeste, noroeste e sudoeste. A necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico é de grande relevância para o homem e suas atividades em diferentes períodos da humanidade.
Podemos procurar por alguns pontos de referência que indiquem a direção a seguir: o curso de um rio, uma trilha feita por humanos ou animais, por linhas de alta tensão ou qualquer coisa que indique civilização. Sem uma bússola podemos utilizar alguns dos métodos a seguir para nos orientar. Crave uma vara no chão.
O que os estudiosos dizem sobre a origem dos indígenas no Brasil?
Como mudar senha do cartão C6 Bank?
Como saber a velocidade de escrita e leitura do HD?
O que é preciso para instalar Bluetooth no notebook?
Como surgiu a ilha de Madagascar?
Quem faz o contrato social de uma empresa?
Como foram criadas as Tartarugas Ninjas?
Como saber onde está meu cartão da Caixa?
Como saber a senha da minha Claro?
Como saber a voltagem do secador de cabelo?
Como saber a versão do Apache Linux?
Como saber a validade do remédio?
O que significa o uso de turbantes?
Tem como colocar senha em uma pasta do pen drive?