Considerando esses elementos, para descobrir qual o ponto focal da imagem de um determinado objeto em relação a um espelho, chegamos à equação F = R/2.
O foco é o ponto em que raios de luz paralelos convergem após serem refletidos por um espelho côncavo. No caso dos espelhos convexos, os raios de luz refletidos divergem de sua superfície e, por isso, são os prolongamentos dos raios de luz que se cruzam, em um ponto localizado “atrás” da superfície desses espelhos.
Na Óptica Geométrica, o foco é o ponto onde os raios de luz originários de um ponto no objeto convergem. Onde r é o raio de curvatura do espelho. Nos espelhos côncavos, os raios paralelos e próximos ao eixo central são refletidos e convergem para o foco.
É um foco real. O foco principal de uma lente divergente (côncava) ou de um espelho convexo é o ponto a partir do qual os raios incidentes e paralelos ao eixo parecem divergir após refração ou reflexão, respetivamente. É um foco virtual ou imaginário em que, na realidade, não há cruzamento dos raios luminosos.
Espelho Côncavo Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.
O procedimento experimental consiste em posicionar o objeto a uma distância o em relação ao centro da lente. Em seguida, move-se o anteparo até que a imagem projetada sobre ele esteja bem focalizada visualmente. Mede-se a distância, i, entre o centro da lente e a superfície do anteparo.
Podemos determinar a distância focal de uma lente convergente, medindo diretamente “o” e “i” e determinando f a partir da equação (1). 24 Alternativamente a distância focal pode ser determinada utilizando-se o método de Bessel.
Para fazer um espelho côncavo, encurvarmos para dentro a superfície do espelho. Veja, a seguir, suas características: O campo de visão, que é a extensão da cena vista pelo observador, diminui, se compararmos com o espelho plano; O tamanho da imagem aumenta. Por isso, a maioria dos espelhos de maquiagem são côncavos.
A figura mostrada a seguir representa a reflexão de luz por um espelho convexo. Perceba que os raios de luz refletidos são divergentes, nesse caso, o que ocorre é o cruzamento dos prolongamentos dos raios de luz, por isso a imagem conjugada por esses espelhos surge atrás da superfície refletora:
Enquanto isso, para fazer um espelho convexo, encurvamos para fora a superfície do espelho. Suas características são: O campo de visão aumenta em relação ao espelho plano. Por isso, todos os espelhos usados em lojas para observar os clientes; O tamanho da imagem também diminui em relação ao espelho plano.
Além disso, a distância focal de um espelho côncavo é positiva, enquanto a distância focal do espelho convexo é negativa. Em ambos os casos, a relação entre a distância focal f e o raio de curvatura r do espelho é dada por: O raio r é considerado positivo em um espelho côncavo e negativo em um espelho esférico. f: distancia focal.
Quanto tempo demora o teste do cotonete?
Quantas palavras tem uma introdução de artigo científico?
Qual o limite de bagagem para ônibus?
Qual a diferença entre falácias e sofismas Cite e explique dois tipos de falácias?
Qual é a diferença entre o sotaque americano e britânico?
O que é ser uma pessoa equilibrada?
Quem é o cantor mais conhecido do forró?
Quantos amperes suporta um fio de 16mm alumínio?
Como ativar a tecla Fn do notebook Lenovo?
O que significa fúcsia em português?
Quando é permitida a dispensa de licitação?
Quais são as cidades com maior índice de poluição mundial?
O que faz um produtor de um artista?
Quais são os tratamentos físicos?