Se você vendeu o veículo em 2020, informe na "Discriminação" o nome do comprador ou da loja com o respectivo CPF ou CNPJ, a data e o valor da venda. No campo "Situação em 19" mantenha o valor que estava na declaração do IR 2020. Não importa se estava declarado por R$ 10 mil e você vendeu por R$ 5 mil.
Quem tem um carro, moto ou qualquer outro veículo motorizado precisa informar essa propriedade na sua declaração de imposto de renda 2021. Neste caso, basta ir até a ficha de Bens e Direitos e clicar no código 21, que é referente a veículo automotor terrestre.
Quem vendeu um imóvel em 2020 também deve atualizar a ficha de Bens e Direitos da sua declaração de imposto de renda 2021, detalhando a venda no campo de “Discriminação”, incluindo o nome e o CPF do comprador, o valor e a data da operação.
Se também for declarar dependente, o limite é o mesmo para cada um deles. As despesas com educação devem ser declaradas na ficha "Pagamentos Efetuados", sob códigos 1 e 2 (despesas com instrução no Brasil ou no exterior).
Como declarar um veículo vendido Para declarar carros que não fazem mais parte do seu patrimônio, é preciso deixar o item “Situação em 20” em branco e informar a venda no campo “Discriminação”, preenchendo o CNPJ ou CPF do comprador.
Cair na malha fina no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021 não é o desejo de ninguém. Se isso acontecer, você fica sem receber a restituição até que envie uma correção à Receita Federal ou apresente documentos que comprovem a veracidade do que foi declarado.
A declaração entregue fora do prazo estabelecido pela Receita Federal está sujeita a multa de 165,74, até 20% do imposto devido. Já para quem teve imposto devido, a multa é de 1% ao mês, limitada a 20% do imposto devido.
Onde declarar Os gastos devem ser declarados na ficha "Pagamentos Efetuados", na linha "1- Instrução no Brasil". Para cada instituição de ensino que for informar, vá em "Novo" e abra uma nova ficha.