Para a redução do pH e alcalinidade, usa-se o mesmo produto, denominado de redutor de pH e alcalinidade. No Brasil, para reduzir a alcalinidade e o pH da piscina utiliza-se a ácido clorídrico (também chamado de ácido muriático), em diversas concentrações, sendo a mais comum em torno de 10%.
Para medir a alcalinidade da água da piscina, você vai precisar de um Kit Teste Alcalinidade Bel Piscinas ou da Fita Teste Bel Piscinas. O Kit Teste Alcalinidade Bel Piscinas vem com um medidor, um titulante e um indicador.
A alcalinidade total é medida em partes por milhão (ppm) e a faixa ideal é de 80-120 ppm. O controle do pH é importante para a manutenção da qualidade da água da piscina, inclusive porque o pH determina a eficácia da ação do cloro.
É um parâmetro de capacidade e não de intensidade (como o pH). Isto explica o porquê de uma piscina ter o pH neutro e ainda assim ter a alcalinidade alta ou baixa. A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia.
A alcalinidade das águas é determinada através de titulação de neutralização ácido/base, empregando ácido sulfúrico 0,01 mol/L. A titulação também neste caso pode ser acompanhada potenciometricamente ou com o emprego de indicadores ácido-base.
Em águas subterrâneas a alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia. Alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos estes íons presentes numa água.
1- Encha o tubo transparente com água da piscina até a marca de 25ml. 2- Adicione 5 gotas do Indicador (Solução 2) e agite para igualar a cor azul formada. 3- Mantendo o tubo na posição vertical, adicione gota-a-gota o Titulante (Solução 1) contando as gotas. A cada gota, mexa o tubo em círculos.
Em águas subterrâneas a alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia. Alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos estes íons presentes numa água.
A tendência natural da alcalinidade da piscina é, assim como a do pH, diminuir. Por isso, via de regra, o que mais vamos usar para corrigir a alcalinidade é um produto químico chamado de “Elevador de Alcalinidade”. Em algumas regiões ele também é conhecido como “Estabilizador de pH” ou “PH Estável”.
É válido dizer que o redutor de Alcalinidade normalmente também reduz o pH da piscina, logo, sempre que ajustar a alcalinidade para baixo, meça e regule novamente o pH da piscina. Se a piscina for de grande porte ou a quantidade de diminuidor de alcalinidade necessária for muito grande, prefira dividir a dosagem em duas ou três aplicações.
O pH também pode variar fique atento a isso, pode ser um problema. As cores no estojo representam uma piscina com o pH baixo (ácido) conforme desenho abaixo. Uma água com o pH assim geralmente está começando a ficar, ou está "verde", usar a piscina com o pH assim irrita os olhos e deixa o cabelo ressecado.
Comumente chamada apenas de Alcalinidade, ela determina se a água fica facilmente verde e se terá seu pH variando constantemente além da recorrência de problemas com relação à cristalinidade. Se você não sabe o que é Alcalinidade vem com a gente que vamos mergulhar no assunto!
Pode guardar feijão temperado na geladeira?
Como saber se o carregador está bom?
Quando cortar o cabelo cacheado?
Como jogar na dezena no bicho?
Como deve ser o resumo do artigo?
Como temperar carne para churrasco com cerveja?
Como tapar um buraco no granito?
Como fazer a temperagem do chocolate Ruby?
Como Libra se comporta no relacionamento?
Como imprimir frente e verso na impressora SCX 4200?
Como imprimir frente e verso na Epson l5190?
Qual cola não derrete com gasolina?
Como preencher totalmente uma folha a4 na impressão PowerPoint?
Como são obtidos os clones animais?
Onde conseguir o certificado de conclusão do ensino médio?