Fotografias da época também podem comprovar vínculo de emprego que não consta no INSS; Qualquer documento com data na época do trabalho e assinatura do empregador que possa comprovar o trabalho prestado, inclusive recibos feitos à mão.
Para fazer essa atualização, você precisa entrar no site do Meu INSS e utilizar o serviço “Atualização de Tempo de Contribuição”. Você precisará de alguns documentos para comprovar que os dados do CNIS estão incorretos.
Veja quais são:
Para consultar o Extrato de Vínculos e Contribuições basta acessar no site a Agência Eletrônica clicar no menu Serviços ao cidadão e acessar o extrato. Basta informar o NIT/PIS/PASEP e a senha – que, por segurança, somente pode ser retirada numa Agência da Previdência Social.
O INSS ainda pode solicitar documentos complementares como seu holerite e recibos de pagamento de salário. Com sorte, você pode resolver o problema na via administrativa, mas não é raro que o contribuinte tenha que entrar com ação judicial contra o INSS para ter seu período de contribuição reconhecido.
Certificado do OGMO ou do sindicato da categoria, desde que o certificado contenha no mínimo:
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.
Os documentos mais comuns para comprovar o trabalho autônomo são:
Como falamos, para comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS, é muito importante manter o CNIS atualizado. Desse modo é possível verificar, de forma antecipada, se você tem algum período de trabalho não registrado pelo INSS e evitar prejuízos.
Mais uma dica valiosa para você comprovar as suas contribuições! Apesar de ser um documento particular entre você e seu empregador, com certeza o seu contrato de trabalho é de muita importância na hora de pedir a sua aposentadoria. Você vai conseguir comprovar que as suas contribuições e vínculo de emprego estão corretos perante o INSS.
Você vai precisar buscar documentos para, em seguida, pedir a correção junto ao INSS. Por isso, se você tem a carteira de trabalho ou os carnês de contribuição pagos de modo correto, isso já pode ser usado para comprovar vínculo empregatício e períodos trabalhados. A carteira de trabalho (CTPS) é uma grande prova para resolver essa falta.
Nesse sentido, quando o INSS vai gerar os tempos de contribuição do beneficiário, ele recolhe as informações que constam ou não no CNIS. Assim, pode ser devido a um erro do INSS na hora de contar o tempo de contribuição, ou do próprio empregador, que pode ter recolhido a porcentagem, mas não repassou para o INSS.
Quantas parcelas em atraso perde o parcelamento do Simples?
Qual país tem a pior culinária?
Quais são as UC mais conhecidas no Brasil?
O que não pode fazer quando está trovejando?
Como se escreve 100 milhões de dólares?
Quando sai o dissídio do Comércio 2022?
Quando foi criada a Binance Coin?
Quais são as soluções para o problema da seca no Nordeste?
Qual é o maior produtor de petróleo do Brasil?
Quais as exigências para o reconhecimento voluntário da paternidade ou maternidade socioafetiva?