Existem diversas maneiras de consumir o jatobá. A polpa, por exemplo, pode ser ingerida in natura ou na forma de farinha para pães e bolos. Ainda é possível consumi-la como licor, geleia, cozida, chá e até vinho!
Como fazer o chá da casca de jatobá Ferver 2 colheres de sopa de casca ralada em 1 litro de água, por 10 minutos, abafar e coar. Tomar até 2 xícaras ao dia. O chá de casca do jatobá também é conhecido como vinho de jatobá, em algumas regiões.
Corte um pedaço da casca da árvore do jatobá em pedaços bem pequenos, lave a casca com água corrida. Adicione meio litro de água, coloque para ferver e em seguida para coar. Acrescente uma colher de açúcar e espere apurar.
Fortalece o sistema circulatório e imunológico; Estimula o sistema endócrino; Fortalece o sistema nervoso, atuando contra a perda de memória, stress e esgotamento físico e mental; Revigorante, energizante e fortificante.
A resina do Jatobá é usada como incenso e defumações de limpeza espiritual e é utilizada nos rituais xamânicos Latinos americanos. Suas sementes é rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Sua ingestão pode ajudar no problema de conjuntivite.
Uma colher de sopa, 10 a 15 minutos antes das refeições. Mas seiva de jatobá não é a mesma coisa que tintura ou extrato alcoólico da casca, não contém os mesmos nutrientes existentes na seiva. A seiva verdadeira tem cor de vinho e tem gosto de madeira, um pouco adocicado.
Para extrair a seiva, é necessário fazer um furo até chegar ao centro do caule do jatobá, a “veia”, como diz o dito popular, justamente onde corre a seiva da árvore e aguardar, logo começa a pingar o líquido escuro. Pronto, basta colocar um “caninho” para facilitar escorrer o vinho para um balde ou bacia.
Chá de jatobá: Colocar 2 colheres de sopa das cascas numa panela com 1 litro de água e deixar ferver por 15 minutos. Beber 3 xícaras ao dia.
Para isso, basta pegar um pedaço de entrecasca de angico, desfiá-lo e colocar para ferver em um litro e meio de água. Depois disso, acrescentar cerca de meio quilo de açúcar e deixar ferver por mais alguns minutos.
O jatobá pode ser encontrado desde o sul do México e Antilhas até grande parte da América do sul.No brasil é encontrado desde o norte a sudeste, na amazônia, na caatinga, no cerrado, na mata atlântica e no pantanal, e combinou perfeitamente com a cachaça.
Para consumir o fruto, que é do tipo baga, é preciso quebrar sua dura casca. A polpa do fruto do jatobá tem textura farinácea e pode ser ingerida in natura ou servir como ingrediente para o preparo de geleias, pães e bolos (como farinha).
Para preparar o chá, utiliza-se 3 colheres de sopa de casca de jatobá para cada litro de água. Esse chá é empregado em algumas regiões para combater a gripe, bronquite, diarreias, verminoses, cólicas, infecções na bexiga, além de melhorar as funções digestivas. O modo de preparo é simples: primeiro, leva-se somente a água ao fogo.
O jatobá é uma árvore da família das Fabaceae ou Leguminosae – os frutos desta família são “favas”, vêm dentro de vagens, enfim, são feijões – nativa das florestas tropicais do continente americano e da Ásia.
O fruto do jatobá é uma excelente fonte de vitamina C e minerais, como ferro, fósforo, potássio , magnésio e cálcio. Por sua composição nutricional, o jatobá oferece os seguintes benefícios à saúde. Fortalece o sistema imunológico.
O que fazer para hidratar as cordas vocais?
Como higienizar o Violeta Cup?
Qual a preparação para o parto normal?
Como conservar massa de esfiha na geladeira?
Como limpar o local de um dente extraído?
Como se preparar para o painel de negócios?
O que é preciso para ser um bom advogado?
Como se destacar em um processo seletivo de estágio?
O que cai na prova de promotor de justiça?
Qual o segredo para correr longas distâncias?
Como se preparar para entrevista por vídeo?
Como fazer para higienizar as embalagens dos alimentos?
O que passar nas picadas de Acaros?
Como lavar e desembaraçar cabelo orgânico liso?
Como se preparar psicologicamente para estudar?