Leia o tema proposto – às vezes é dado um texto base sobre o assunto – e comece a fazer o esboço da redação. Escreva as ideias que surgirem em poucas palavras e sem muita crítica. Depois, faça uma avaliação e selecione o que pode ser usado para cada etapa do texto. Atenção para não fugir ao tema.
Uma pergunta aberta é aquela que requer uma resposta completa usando os próprios conhecimentos e sentimentos da pessoa. Elas são objetivas, não induzem a pessoa que responde e resultam em uma resposta com muitas palavras. Alguns exemplos de perguntas abertas são: "O que aconteceu depois que eu saí?"
As chamadas perguntas abertas são aquelas que, dentro do seu questionário, exigem uma resposta em formato de uma frase ou texto elaborado com as próprias palavras do respondente.
Use perguntas abertas para prosseguir numa conversa após outras perguntas. Essas perguntas abertas podem ser feitas após outras perguntas abertas ou perguntas fechadas. Pergunte "por que" e "como" para dar prosseguimento a uma conversa e obter uma resposta mais longa após fazer uma pergunta fechada.
Se as perguntas abertas trazem respostas muito diferentes dos demais tipos de pergunta, é óbvio que, na hora de redigir o enunciado, os cuidados também precisam ser diferentes. Nesse caso, como a pergunta visa obter informações mais detalhadas e amplas, o seu texto deve induzir esse objetivo da forma mais clara possível.
Como colocar titulação em artigo?
Que critérios são utilizados para classificar os planetas habitáveis?
O que é santificação segundo a Bíblia?
Qual a idade mínima para se ter câncer de mama?
Pode fazer Detox corporal menstruada?
Quando usar mascaramento em audiometria?
Qual o melhor tipo de gordura na dieta?
O que significa juntada de documentos em um processo?
O que acontece se ficar 48 horas acordado?
O que compromete a renda para um financiamento imobiliário?
Quando a respiração não completa?
Qual a diferença de solvente e diluente?
Quais as principais necessidades que determinaram o imperialismo?