Violência na escola: como ajudar a combater?
1 - Forme comitês de segurança. Dialogar na comunidade escolar é muito importante para conscientizar e apaziguar o problema. ...
2 - Previna-se contra a violência. ...
3 - Participe de atividades extras. ...
4 - Mantenha o diálogo com seus professores. ...
5 - Incentive o elogio e a empatia.
Resultado/Discussão: A violência protagonizada nas salas de aula possuem diversas causas como: a transferência do papel dos pais na educação de seus filhos e o consequente acúmulo de funções por parte do educador; a falta ou insuficiência de políticas públicas, resultando num sentimento de incapacidade por parte dos ...
Informe-se: saiba sempre sobre os índices de violência na sua cidade e evite os padrões mais buscados pelos bandidos; Saiba como se proteger pessoalmente: conhecer métodos de defesa pessoal pode ser fundamental para saber como evitar a violência urbana.
O que é possível fazer?
O projeto pedagógico e o regimento escolar devem ser elaborados e atualizados ouvindo a comunidade escolar;
Cada escola, dentro do próprio contexto, pode elaborar e estimular projetos interdisciplinares que abordem temas sobre violência, direitos humanos e cultura de paz;
Denominamos violência escolar: todos os atos ou ações de violência comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, dentre outros praticados por entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e ...
44 curiosidades que você vai gostar
As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Para a vítima da violência, as consequências se notam em uma evidente baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade, pensamentos suicidas, etc.
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Através dos relatos percebeu-se que na escola estudada a violência se apresenta por meio de agressões físicas e agressões verbais, com constantes xingamentos e intimidações, incluindo ainda, furtos e a presença das drogas e bebidas alcoólicas dentro da escola.
A violência contra o professor é uma preocupação global e traz impacto negativo para o desenvolvimento da sociedade. Nesse contexto, o estudo objetivou revisar definições de violência contra o professor para desenvolver consenso integrado e modelo conceitual.
Veja algumas maneiras de evitar a violência doméstica:
- Observe como seu parceiro trata os pais; - Adote uma política de tolerância zero para a violência e a intimidação; - Encerre o relacionamento assim que acreditar ser necessário; - Ignore as desculpas e vá a polícia caso seja necessário.
Mas, em quais áreas é mais eficiente colocar recursos para diminuir a violência? Se engana quem pensa que a única opção é investir em medidas de repressão. Diversos trabalhos científicos relacionam a diminuição da violência a investimentos em saúde, educação, moradia, cultura e emprego.
POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA
1) Realização de projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social. Abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda (principalmente aos jovens).
Poderíamos dizer também que uma das causas da violência seria o desemprego, a fome, viver em favelas, o crime organizado, a omissão do poder público, a pobreza, a desigualdade social, etc. Enfim, são várias as causas que contribuem para esse cenário.
As variáveis que caracterizam o ambiente escolar com a presença da violência são: ocorrência de crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa, tráfico de drogas e atuação de gangues.
Como prevenir e combater a violência contra a mulher? Tradicionalmente, o combate à violência contra a mulher é pensado, prioritariamente, por meio da via policial, cabendo à mulher ir à delegacia registrar o Boletim de Ocorrência para que o crime possa ser investigado e, depois, para que o agressor possa ser punido.
As causas mais frequentes da violência contra mulheres estão relacionadas ao machismo e à estrutura patriarcal da nossa sociedade. O ciúme, a sensação de posse, a necessidade de controle e a concepção de que a mulher deve satisfazer o homem podem ser as principais causas.
Em muitos casos, os alunos que cometem esses atos são filhos de pais ausentes que não impõe limites e que tentam constantemente compensar sua falta com presentes como celulares, mp3, câmeras digitais entre outros, que se tornam outros tormentos na vida do professor em sala de aula.
O Brasil tem 2,6 milhões de docentes, o que representa 1,2% da população brasileira. Em São Paulo, 48% dos docentes afirmam ter sofrido violência verbal e 5% agressão física, informou o Instituto Locomotiva para o Sindicatos dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
Desse modo, observa-se que a violência dos alunos contra os professores no cotidiano escolar, por meio das ameaças diretas e/ou indiretas tem também, além do contexto familiar e social em que estão inseridos, a dificuldade dos mesmos em respeitar as regras da escola e/ou a autoridade do professor.
Como sugestões, podemos citar a realização periódica de seminários a fim de ministrar lições básicas sobre direitos constitucionais, legislação em geral, ética, cidadania, através das quais serão pais e alunos conscientizados de seus direitos e deveres [nota 2], ficando cada qual ciente de seu papel na sociedade.
A violência dos alunos, no âmbito escolar, é explicada por fatores muito diversos como: a exclusão na convivência escolar (Camacho, 2001; Candau, 2001; Spósito, 2001); o assédio das escolas pelo narcotráfico, particularmente nas escolas públicas situadas nas zonas periféricas das grandes cidades (Candau, 1999); as ...
Segundo o pesquisador, a exposição à violência provoca estresse, traumas e problemas psicológicos ou comportamentais, nos professores e alunos, atrapalhando todo o processo de ensino-aprendizagem.
Com o passar dos tempos, a violência sofrida pelos homens pode causar danos à saúde mental, que muitas vezes no início das agressões, passam despercebidos. ... A depressão é uma das maiores causas de problemas psicológicos apresentados nos homens adultos que sofreram algum tipo de violência doméstica.
A violência dentro do contexto escolar se manifesta entre os estudantes pelas agressões físicas, verbais, materiais, cyberbullying, social e psicológica, essas comumente são ações que perpetram o bullying.
“A violência escolar é um ato de brutalidade, física ou psíquica contra alguém e caracteriza como relações interpessoais como opressão, intimidação, medo e terror. ” ... Posso citar diretores, professores, coordenadores, inspetores e alunos como sendo o causador ou vítima, na maioria dos casos, da violência escolar.
Os tipos mais comuns de violência praticada por jovens são: violência física, violência verbal, violência simbólica e bullying. A violência física é caracterizada pelo uso da força ou atos físicos praticados entre membros da escola, incluindo os alunos.
Qual a importância de se realizar um projeto de pesquisa?
Quais sintomas que o fígado não está bem?
Qual é a fórmula geral para divisor de tensão?
Como diagnosticar inflamação no ovário?
Como tirar a multa do IPVA atrasado?
O que é faixa de pulverização?
Por que a água fica parada no vaso sanitário?
Quais os três principais tipos de classificação dos robôs?
O que é controle e avaliação do planejamento estratégico?
Como é feito o diagnóstico de uma intoxicação por agrotóxicos?
Onde devo ir para conseguir um advogado público?
Quais são os tipos de gestão de pessoas?