O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
O "Núcleo do Sujeito" (isto é, a palavra base) é, pois um substantivo ou pronome. Em torno do núcleo podem aparecer palavras secundárias (artigos, adjetivos, locuções adjetivas, etc.). Ex.: Aquela casa é assombrada. Os nossos carros foram roubados.
|1| Para Luiz Antonio Sacconi, o sujeito é “o ser ou aquilo a que se atribui a ideia contida no predicado”. Segundo ele, essa definição é melhor, pois abrange também orações interrogativas, imperativas e optativas.
Classificação do sujeito. Além disso, existem duas categorias ou tipos básicos de sujeito. São elas: 1) Sujeito determinado: É identificado pelo contexto ou pela terminação do verbo (que sempre concorda com o sujeito). São determinados todos os sujeitos que vimos nas três orações acima.
Constatamos, por meio do exemplo estudado, que esse núcleo se constitui de apenas um núcleo, entretanto, como ocorre no sujeito, o núcleo do objeto direto e do objeto indireto podem se constituir de dois ou mais núcleos. Veja o exemplo a seguir: Concluímos as tarefas e as pesquisas.
Pode ter um ou mais núcleos. No exemplo "Tonico mora no interior de São Paulo", o sujeito da oração - "Tonico" - é composto por uma só palavra. Mas o sujeito pode ser composto por mais de uma palavra. Suponha que disséssemos: "O meu amigo Tonico mora no interior de São Paulo".
Como praticar a gratidão no dia a dia?
Quem deve usar lente multifocal?
Qual aplicativo para regularizar CPF?
Como conservar conservas fora da geladeira?
Qual o salário de Angelina Jolie?
O que é a mirra dos reis magos?
O que fazer para cortar o efeito da dipirona?
Precisa lixar janela antes de pintar?
Quantos padrinhos precisa no cartório?
Como se lê as medidas de capacidade?
Porque a insulina não pode ficar fora da geladeira?