Em meio à pandemia do novo coronavírus e à divergência de opiniões que vem mobilizando o país e o mundo, a Igreja Católica escolheu como tema da Campanha da Fraternidade 2021: "a Fraternidade e o Diálogo: compromisso de amor". ... Outro ponto destacado é o respeito à diversidade, inspirado no amor de Cristo.
Desde o ano de 1964 até os dias atuais, foram cinco campanhas que enfocaram o tema do meio ambiente: 1979 (Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos) 2004 (Fraternidade e água: Água, fonte de vida) 2007 (Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão) 2011 (Fraternidade e a Vida no Planeta: A criação geme ...
Origem. A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no período da Quaresma desde 1964. Atualmente, a cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.
A campanha é realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Esta é quinta edição ecumênica da campanha, que congrega diversas denominações cristãs com o objetivo de valorizar as riquezas em comum entre as igrejas.
No ano de 1961, três padres responsáveis pela Caritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.
O objetivo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 é convidar as pessoas e comunidades de fé a pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.
Histórico da Campanha da Fraternidade Ecumênica
Criador da Campanha da Fraternidade, em 1964, dom Eugênio foi responsável também pela sua primeira dissidência, em 1987, ao promover em sua arquidiocese uma campanha própria, com uma mensagem diferente do texto-base nacional preparado pela CNBB para discutir a questão dos negros no Brasil.
Em 2021, o tema proposto pela Campanha, que esse ano é ecumênica, portanto com a união das igrejas cristãs, é “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a). Já o lema é: “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor”.
Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os padres ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Para cada ano, a Igreja no Brasil escolhe um tema para ser refletido na Campanha da Fraternidade e transformado em ação concreta de solidariedade. Gestos que podem transformar realidades de dor e sofrimento em possibilidade de esperança.
Na verdade, a Fraternidade deveria ser algo comum entre aqueles que acolheram o Evangelho e seguem a Cristo. Por isso, se há a necessidade de fazer uma Campanha para que a Fraternidade seja vivida, é por que necessitamos de uma profunda conversão, mudança do coração.
Quase paralelamente às marchas, foram criadas as Semanas da Fraternidade. Eram doados ovos, galinhas, hortaliças frutas e o resultado comercializado numa feira cuja renda tinha como finalidade a compra de colchões, redes, dentre outras coisas, para as famílias pobres espalhadas em treze comunidades ligadas ao município.
Onde se encontra a veia jugular?
Qual o profissional que pode diagnosticar o autismo?
É normal fazer tatuagem e se arrepender?
Qual o país que mais consome medicamentos?
Quantos km O Gol g4 2011 1.0 faz por litro?
Quanto tempo para desinchar a redução de mama?
Como funciona o curso preparatório?
Qual o papel do agente de portaria em seu ambiente de trabalho?
Qual é o significado do nome oliveira?
Quais sinais o corpo da antes de um infarto?