Medição da guia axial
Quando instalamos os rolamentos de rolos cônicos, a capa (anel externo) e o cone (anel interno, gaiola e rolos) são instalados separadamente: a capa no alojamento e o cone no eixo (figura 1). Quando da instalação do rolamento, normalmente há uma folga entre o rebordo e o rolo (figura 2).
Para montar um rolamento no eixo, uma diferença de temperatura de 60 a 80 °C entre a temperatura ambiente e o anel interno aquecido é normalmente suficiente. Para caixas de mancal, o diferencial adequado depende do grau de interferência e do diâmetro do assento.
4) Com um calibrador de lâminas de 0,03mm ou maiores, medir a folga inicial existente entre o anel externo e o rolo do rolamento que esteja mais livre. Estando o rolamento apoiado sobre o anel externo, medir a folga no rolo que esteja mais acima. Estando apoiado no eixo medir no rolo que esteja mais abaixo.
Outras características do rolamento de rolos cônicos que devem ser apontadas são o seu baixo atrito e suas tolerâncias geométricas e de tamanhos quase idênticos, de modo a proporcionar uma distribuição adequada da carga, o que contribui para a diminuição da vibração e do ruído.
O rolamento cônico serve para situações em que há carga combinada alta e velocidade moderada. Possui excelente durabilidade. Por isso, é indicado para aplicações de trabalho pesado. Por exemplo: fábricas de papel, de cimento e plataformas de petróleo.
Para uma correta montagem, é preciso separar previamente as ferramentas e deixá-las organizadas e limpas. Recomenda-se também que a montagem seja feita em um ambiente seco e isento de poeira. Outro ponto importante é estudar o desenho do equipamento para avaliar em que ordem será realizada a montagem.
O método de montagem de um rolamento depende do seu tamanho e tipo. Pode ser mecânico, hidráulico ou térmico. Em qualquer um deles é importante que os anéis, gaiolas ou corpos rolantes não recebam golpes diretos. Isso pode danificá-lo seriamente e comprometer sua vida útil.
A desmontagem mecânica dos rolamentos se realiza com um extrator. A extração se faz no nível do anel mantido apertado. A escolha do extrator depende: da natureza e do diâmetro das medidas oferecidas para definir o alcance, a distância e a força necessária para a extração.
O método de montagem de um rolamento depende do seu tamanho e tipo. Pode ser mecânico, hidráulico ou térmico. Em qualquer um deles é importante que os anéis, gaiolas ou corpos rolantes não recebam golpes diretos. Isso pode danificá-lo seriamente e comprometer sua vida útil.
Como montar e desmontar rolamentos, manuseio e manutenção de rolamentos a quente e a frio. NTN-SNR - YouTube Como montar e desmontar rolamentos, manuseio e manutenção de rolamentos a quente e a frio. NTN-SNR
O ajuste dos rolamentos é regido pela seleção das tolerâncias do diâmetro do eixo e do furo do alojamento. Os ajustes mais comumente usados para os rolamentos com tolerância de classe 0 e várias tolerâncias de diâmetros de eixos e alojamentos são mostradas nas tabelas 7.1.
Primeiro porque o rolamento é um componente de alta precisão e deve ser manuseado com cuidado durante a montagem. Segundo, devido à importância de se escolher o método correto e as ferramentas adequadas para a sua montagem. Na Abecom você encontrará ferramentas e produtos apropriados para a manutenção de um rolamento.
Quais os nomes dos santos juninos?
Onde levar os filhos para passear em SP pandemia?
Quais as principais características de uma cidade inteligente?
Que tipo de animal são as baleias?
Quais são os ritos da Igreja Católica?
Como compartilhar QR Code Wi-Fi?
Como o Anita elimina os vermes?
Como funciona o intervalo do funcionário?
Qual a principal causa da migração no mundo e no Brasil tem origem?
Quando é aplicada a pena de morte?
Qual é o povo mais legal do mundo?
Como é o coração de um maratonista?
Como fazer efeito zoom no Instagram?
O que os tubarões possuem no lugar dos outros?
Quando é cabível o recurso extraordinário e quando é cabível o recurso especial?