O nome do(s) autor(es) deve constar na parte superior, centralizado e em itálico, e a instituição à qual ele(s) pertence(m) entre parênteses. Após três espaços, vem o título do trabalho em negrito, também centralizado.
A palavra “título”, etimologicamente, vem do latim titulus. O título surge em primeiro lugar como anúncio ou mesmo um rótulo. Ele não surge por si só, mas para se referir a algo que lhe é exterior. Normalmente, o título deve exprimir a temática específica que determina o texto.
Evite palavras e jargões desnecessários. Você quer um título que seja compreensível até para leigos. Para uma lista detalhada do que se pode evitar ao escrever um bom título científico, verifique este artigo. Certifique-se de que o seu título tenha entre 5 e 15 palavras de comprimento.
O artigo completo deve conter no mínimo 12 (doze) páginas e não deve exceder 15 (quinze) páginas, incluindo a bibliografia, os anexos, as notas, as tabelas e quadros. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4.
Citando e referenciando: a chamada pelo nome do autor, quando feita no final da citação, deve apresentar-se entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra.
É importante ter em mente que o primeiro autor vai ser considerado o principal do artigo. Ele é interpretado como quem deu a maior contribuição para o trabalho e também quem escreveu a maior parte dele.
O título deve ter as seguintes características:
O título deve refletir o conteúdo do trabalho. Deve ser conciso, abrangente e transmitir uma boa mensagem com o mínimo de palavras. Pode ser utilizado o subtítulo para explicar o título em mais detalhes. Você pode utilizar uma pergunta como título do seu trabalho.
Certifique-se de que o seu título tenha entre 5 e 15 palavras de comprimento. Se você estiver escrevendo um título para um trabalho universitário ou para um determinado jornal acadêmico, verifique que o seu título está de acordo com os padrões e requisitos para a sua publicação.
Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.
Quero publicar meu artigo! Porém, se ele ainda não foi avaliado e você tem urgência em divulgar os resultados da sua pesquisa para compartilhá-la com outros pesquisadores, que tal publicá-la como preprint? Antes da publicação do artigo em revistas científicas: o que fazer?
Ter um artigo publicado e ver seu nome sendo citado em outras pesquisas agrega valor e autoridade ao seu currículo e à sua carreira acadêmica. Inclusive, muitas revistas científicas usam como critério de aceitação de trabalhos o número de referências que outros pesquisadores fizeram a você.
Características de um bom título de um artigo científico. De acordo com estudiosos da retórica, Hairston e Keene, escrever um bom título de um artigo científico consiste em assegurar-se de que o mesmo alcance quatro objetivos. Primeiro, um bom título deve refletir o conteúdo do artigo. Segundo, um bom título deve ser interessante para o leitor.
Dessa forma, é importante que o acadêmico consulte seu orientador, ou pesquise em monografias aprovadas em anos anteriores, para certificar-se sobre a melhor forma de nomear os títulos de suas imagens.
Como gerar link de pagamento para cartão de crédito?
Quanto tempo um processo trabalhista pode ficar sem movimentação?
Palavras que rimam com emotivo?
Qual o significado da palavra materializada?
O que seria uma potência mundial?
Quantos dias a covid fica incubado?
Qual o significado da palavra vivenciamos?
A ilp pode recuperar areas de pastagens degradadas?
A força gravitacional é sempre atrativa?
O rei que ordenou a morte de joao baptista?
Que palavra pode substituir matutar?
Qual o significado da palavra exacerbo?
Quando e com que pretexto foi construído o muro de berlim?