Na sala de jantar, posicione o lustre para sala acima da mesa de jantar. Já na sala de estar, você pode colocar o lustre para sala em cima do sofá. Se você tiver um ambiente muito amplo, use mais de um lustre para sala do mesmo modelo para deixar o ambiente bem iluminado.
Um fator que deve ser levado também em consideração é o tamanho do seu cômodo. A sala de estar nem sempre é grande dentro de um apartamento, por exemplo. Sendo assim, procure utilizar lustres menores e mais curtos. Lustres costumam combinar com todos os tipos de móveis e cores.
Onde posicionar os lustres para sala de estar e jantar?
Dessa forma, siga as regras abaixo para acertar na medida ideal:
7 dicas para utilizar lustres na decoração
Leve sempre em consideração as cores que compõe a decoração da sala na hora de escolher a luminária. Não é uma regra geral, mas para quem não deseja ousar demais o aconselhável é comprar uma luminária que siga as cores da paleta da sala.
Porém, é preciso tomar cuidado na hora da escolha. Para que o lustre não destoe nesses locais, ele deve seguir a linha decorativa do ambiente, seja na cor, no material, nas formas ou em algo que não fuja da proposta principal. Vale lembrar que será preciso combinar dois ambientes, por isso a atenção deve ser redobrada.
Para facilitar a medição correta da peça, a profissional indica duas regras: 1) Adicione o comprimento e a largura do ambiente e converta o valor para centímetros – este é o diâmetro ideal para esse ambiente; 2) Se o lustre for ficar acima de uma mesa, invista em um diâmetro entre 30,5 e 38 centímetros.
Se você for pendurar a luminária sobre uma mesa, o pendente deve ter ⅓ do tamanho dela. Ou seja, para uma mesa de jantar de 1,20m o ideal é usar um pendente de 40cm. Ou 2 pendentes de 20cm lado a lado. Essa regra também vale para pendentes fixados sobre mesas de cabeceira, de centro ou mesas laterais ao sofá.
Sejam eles clássicos ou modernos, lustres de cristal não são os mais utilizados em salas de estar como são nas salas de jantar, mas fica a dica para aqueles que pretendem uma decoração menos óbvia. É possível sim usá-los no living como um elemento central, especialmente se você tiver um pé direito alto, ou até mesmo numa composição lateral.
Uma dica útil é você verificar quantos braços o lustre possui e visualizá-lo no local onde pretende inseri-lo, observando se a iluminação será adequada, se ele não está muito grande ou pequeno para o ambiente. Em algumas situações você até pode usar mais de um lustre no mesmo ambiente.
Normalmente eles são utilizados em hall de entrada, salas de estar e jantar. Mas podem também aparecer em outros ambientes de acordo com a proposta. Fique atento à volumetria, ao tamanho do lustre em relação ao ambiente onde este será utilizado. É muito importante que exista uma proporção equilibrada com o espaço onde ele será instalado.
Os lustres clássicos tradicionais são aqueles com a tipologia de um candelabro pendente, porém são iluminados com lâmpadas elétricas, normalmente as tipo “velas”. Normalmente eles são utilizados em hall de entrada, salas de estar e jantar. Mas podem também aparecer em outros ambientes de acordo com a proposta.
Porque as músicas do meu Spotify somem?
Como fazer trava de alta com put?
É possível recuperar mensagens apagadas do Messenger?
Como fazer transferência de pontos de multa?
Como recuperar bloco de notas autoadesivas?
O que precisa para tonalizar o cabelo?
Como consultar nota do Enem de 2015?
Qual é o nome do Ferrinho do sutiã?
Como funciona o processo de armazenagem de grãos?
Qual o posicionamento de uma sonda gástrica?
Como se chama geladinho em Maceió?
Como se aplica o tônico capilar?
Qual a parte mais cara do atum?
Qual o triturador mais potente?
Como chama a mulher do tempo da Globo?