☺ O asterisco é colocado depois e em cima de uma palavra do trecho para se fazer uma citação ou comentário sobre o termo em uma nota de rodapé (a nota de rodapé é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, adicionando comentário de referência ou fonte de alguma parte do texto).
Ele é um recurso que pode ser usado sozinho ou entre parênteses (*) de diferentes maneiras na hora de escrever um texto. Usar o asterisco ao lado de uma palavra, frase ou parágrafo indica que existe mais alguma informação relacionada àquele trecho – normalmente, ela aparece em uma nota de rodapé.
Asterisco, asterístico e estrelinha são palavras usadas para se referir a ele. Mas, afinal, qual é a forma correta? O certo é asterisco. A palavra tem origem grega e significa pequeno astro ou estrelinha, pois o sufixo ISCO indica diminutivo.
Quando desejamos trazer todos os campos utilizamos o asterisco (*). Exemplo: SELECT * FROM Clientes; Neste caso são trazidos todos os registros da tabela Clientes.
Usam-se três asteriscos para substituir o nome de uma pessoa ou de um lugar. Na literatura, usam-se os asteriscos para indicar uma mudança de assunto, do tempo, etc. Colocam-se três e em linhas separadas.
Asterisco (*) O asterisco ou estrela corresponde ao caractere anterior nenhuma ou mais vezes. Por exemplo, "10*" corresponde a: 1.
Além das funções do asterisco que agora conhecemos, há ainda outra observação importante a se fazer, que diz respeito a uma dúvida linguística: asterisco ou asterístico, qual forma está correta? Bom, ao longo do nosso texto empregamos a palavra “asterisco”, mesmo porque a forma “asterístico” não existe, portanto, está incorreta.
Usos e curiosidades sobre o asterisco Sinal de pontuação comum na língua portuguesa, o asterisco está inserido em situações de uso bem delimitadas. O asterisco (*) é parte integrante dos sinais de pontuação da língua portuguesa. Muitas pessoas têm dúvidas sobre sua função, além de como e quando utilizá-lo.
A palavra “asterisco” é proveniente do latim asteriscum, cujo significado é “estrelinha”. Isso mesmo, estrelinha. Muitas pessoas utilizam essa expressão informal para denominar o sinal gráfico sem nem mesmo saber que acertaram em cheio na etimologia da palavra. Além de sua função na língua portuguesa, o asterisco também atua como um caractere ...
Como fazer uma espada de papel de esgrima?
Como induzir parto com misoprostol?
Como limpar borracha envelhecida?
Como fazer uma paródia escrita?
Como tirar a tinta da salsicha?
Como escrever uma recomendação de livro?
Como tirar o gosto amargo do pimentão?
Como produzir uma notícia de jornal?
Como tirar o seu perfil foi visto no Twitter?
Como tirar lembrete de aniversário do Outlook pelo celular?
Como extrair o grafeno do grafite?