As classificações do sujeito e predicado diferem-se um do outro por apresentarem particularidades. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, indeterminado, desinencial ou oculto, oracional ou inexistente. O predicado pode ser classificado como verbal, nominal ou verbo-nominal.
Classificação do sujeitoSujeito determinado - é o sujeito que pode ser identificado na oração. ... Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração. ... Sujeito inexistente - ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação.
O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).
Sujeito é o ser de quem se informa alguma coisa; predicado é o termo que contém a declaração, referida, em geral, ao sujeito. Confira o exemplo a seguir: O vento sacudia as folhas. Na frase acima, “o vento” é sujeito da oração; “sacudia as folhas” é o predicado.
► Predicado: O predicado é tudo aquilo que se fala a respeito do sujeito. ► Núcleo do predicado: É a palavra mais importante do predicado. ► Predicado verbal: Quando o núcleo do predicado é um verbo. ► Predicado nominal: Quando o núcleo do predicado é um nome (adjetivo ou substantivo).
22 curiosidades que você vai gostar
Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO.
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
Como o predicado é tudo aquilo que sobra de uma oração depois que lhe tiramos o sujeito, o jeito mais fácil de localizar o predicado é localizando primeiro o seu sujeito. Uma maneira fácil de localizar o sujeito de uma oração é interpelando o verbo, antepondo a ele o pronome interrogativo quem.
O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.
Quais são os tipos de fresadoras?
Quantos quilos tem uma dúzia de bananas?
O que e comportamento organizacional?
É possível fazer regressão sozinho?
O que faz um técnico de enfermagem no PS?
Como incluir experiências curtas no currículo?
Como recuperar a senha da Nota Carioca?
Quanto é o tempo de vida de uma borboleta?
Qual pomada é boa para abscesso?
Quais são os poluentes de origem natural?
Qual a diferença entre tutela provisória e definitiva?
Qual o valor do honorário de um advogado?
Quanto tempo demora o efeito do losartana?