Referência da Constituição federal ou estadual BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Veja o exemplo abaixo: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
A citação pode ser direta ou indireta, mas a sequência é a seguinte:Citação direta entre “aspas”, ou citação indireta parafraseando;Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;(Brasil) se for uma lei Federal;(Rio de Janeiro) se for uma lei Estadual;(Americana) se for uma lei Municipal;
4 Quando a autoria tem uma denominação genérica, é necessário preceder o nome do órgão superior a ela ou pelo nome da jurisdição geográfica. Tipo: se o documento é de autoria da Secretaria de Justiça de São Paulo, a entrada ficará: SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Justiça.
f) Órgão da administração (federal, estadual ou municipal) como autor. A entrada da referência é feita pela própria denominação do órgão, quando esta for especí- fica; se a denominação for genérica, inicia-se a referência pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence a unidade.
25 curiosidades que você vai gostar
Nome do site (em negrito), ano (caso você não encontre a data de publicação, pode usar o ano de copyright do site, é só necessário escrever a data depois de um “c”). Ementa (descrição da página a qual irá se referir). Disponível em: <URL>. Acesso em: data de acesso.
Designação e Nº da lei. Título. Número (data de publicação) série de páginas. Decreto-Lei nº4/2015.
Caso seja necessário citar mais de um artigo ou parágrafo, dever-se-á utilizar a abreviação “Arts.” para artigos e dois símbolos “§§” para parágrafos (Arts. 2º e 3º; §§ 9º e 10).
...
Sendo assim, temos:Incisos: I, II, III, IV, V, VI, VII …Alíneas: a, b, c, d, e, f, g, h, i …Itens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 …
Referência da Constituição federal ou estadual
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
No artigo 205, a Constituição é clara em apontar que a educação é DIREITO de TODOS (usamos a caixa alta de propósito mesmo) e apenas essa parte do artigo já é utilíssima para inúmeros temas e argumentos.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Citação direta de lei
Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses. Em vez de utilizar sobrenome, você deverá incluir a jurisdição da lei, que pode ser federal, estadual ou municipal. No caso da jurisdição, é importante que você utilize o nome do local de aplicação da lei.
Para fazer referência do site do Ministério da Saúde no corpo do texto, você deve incluir o nome “Brasil” e o ano de publicação da informação. Veja como fazer conforme os exemplos que preparamos a seguir. Conforme Brasil (2021), um terço da população brasileira encontra-se vacinada.
Título. Local, ano. SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de.
2013. 15. Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz – Glossário de acesso aberto. http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/glossario Acesso em 01/09/2016.
Lei Federal Nº 9.985, de 18 de julho de 2000.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9985.htm>.
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Citação DiretaDeve conter o ano de publicação e a página que o texto foi extraído.Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). ... Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Et al. - deve ser lido como “e outros”, sendo uma abreviação do latim et alii ou et alia. Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.
5º, Caput, CF–“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”.
“A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.” Art. 196 da Constituição Federal do Brasil.
Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.
A Constituição traz em seu artigo 205 que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” e enquanto atividade do Estado, ...
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil! Basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Qual é o papel do concreto em uma estrutura e do aço?
Quantos ml de cloro líquido para cada 1.000 litros de água?
Qual o valor do Bolsa Família de mãe solteira?
Qual a função da conta corrente?
Qual é a moto mais rápida do mundo?
Quais as principais mudanças ocorridas na Educação Infantil?
Que que é bom para inflamação?
Qual a diferença entre água filtrada ou fervida?
Como pintar fibra de vidro com spray?
Quais são as matérias do 1 ano 2022?
Quanto tempo deixar a ampola no cabelo?
O que dá pra fazer com 300 pontos no Enem?
Quanto tempo leva para uma cicatriz ficar da cor da pele?
Quais os tipos de infrações previstas no CTB?
É possível perder 1 quilo por semana?