Os pedipalpos das aranhas são apêndices pequenos cujas bases atuam como uma extensão da boca. São semelhantes a pernas, porém não apresentam o segmento correspondente ao metatarso.
Todas têm quatro pares de patas e produzem seda, embora nem todas façam teias. O animal tem oito patas, sistema circular aberto, exoesqueleto e é capaz de produzir seda. O corpo divide-se em dois: no cefalotórax ficam boca, estômago e cérebro, enquanto no abdômen estão coração, pulmões e órgãos reprodutivos.
Arachnida Ao contrário do que muita gente pensa, as aranhas não são insetos, uma vez que não pertencem à Classe Insecta, e sim à Arachnida, representada por elas, pelos carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões.
Artrópode
Aranha/Filo
Aracnídeos
Aranha/Classificação superior
Veja uma com seis pernas (duas de um lado e quatro do outro) AQUI. Estas aranhas são inofensivas. O Wikipedia em português lhes chama aranha-caranguejo, mas eu discordo que este seja um bom nome comum, pois aranhas caranguejo (crab spider) se refere às aranhas da família Thomisidae.
aranhas
aranha. As aranhas são animais com oito patas conhecidos por tecer teias de seda. Elas usam as teias para apanhar insetos.
aracnídeos
Araneídeos. Artrópode da classe dos aracnídeos (ordem Araneida). Apresenta cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc.
artrópodes As aranhas são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma dos escorpiões, apresentando corpo dividido em cefalotórax e abdome, com quatro pares de pernas, apêndices, quelíceras e fiandeiras. Logo, não são insetos, já que não pertencem à Ordem Insecta.
Uma curiosidade: aranhas morrem de pernas fechadas porque esse é um movimento muscular quase automático. Abri-las exige pressão do sistema circulatório As que fazem teia esperam as presas caírem lá. Já as que caçam no chão se enterram em tocas e aguardam uma vítima passar. Ambas utilizam as quelíceras, um par de presas venenosas.
A cabeça abriga os olhos, as quelíceras e os pedipalpos. A maior parte das aranhas possuem oito olhos (família Salticidae ), porém dois ( Dysderidae ), quatro ( Tetrablemma) ou seis ( Caponiidae) deles podem estar ausentes, e, em algumas aranhas de caverna, todos estão ausentes (p. ex. em Sinopoda scurion ).
O corpo das aranhas é formado por dois tagmas: um deles, denominado cefalotórax ou prossoma (nos insectos este segmento encontra-se separado em mais dois tagmas - cabeça e tórax ); e o outro chamado opistossoma ou abdómen. Estes dois segmentos são ligados por uma pequena secção cilíndrica, o pedicelo.
Apêndices pares localizados na face ventral ou na extremidade do abdóben que comunicam com as glândulas sericígenas e são usados pelas aranhas no fabrico de seda e construção de teias. Estruturas rígidas pectinadas ou lisas que as aranhas usam para agarrar.
Como surgiu o Professor Xavier?
Como foi criada a cidade de Brasília?
Como tirar o recall do documento?
Qual e a origem do nosso sistema de numeração?
Como surgiu o Protocolo Manchester?
Como identificar um erro de regência verbal?
Porque Brasília foi construída para ser a capital do Brasil?
Como faz para atrair um vampiro?
Quem precisa tomar anticoncepcional?
Como foi criado o Partido Comunista?
Como o sistema métrico surgiu?
Porque jughead finge sua morte?
Como descobrir se tem fotos minhas na internet?
Como se inscrever nas casas da Cohapar?
Como me cadastrar no PJe TRT4?
Como saber se tenho direito ao Oi play?