A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula terminações nervosas da pele, o que pode acontecer por diversos motivos, sendo que os principais incluem algum tipo de alergia ou irritação na pele, como por ressecamento, suor ou picada de inseto.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia cita as principais doenças da pele que podem causar coceira ou prurido:
- A urtiga, encontrada em matagais próximos a trilhas e em jardins, como erva daninha, é uma planta capaz de provocar ardência e coceira nas áreas da pele que tocarem a planta - exemplifica.
Urtiga. A urtiga é uma planta encontrada em matagais próximos às trilhas de jardins. Ela é uma erva daninha que provoca coceira, ardência na pele e dermatite por irritação.
A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula as terminações nervosas da pele, entre os principais motivos estão: alergia, ressecamento da pele, suor ou a picada de inseto.
Os principais indutores de sintomas de alergia são algumas espécies de árvores (como é o caso da oliveira, plátano, bétula), ervas (como é o caso da parietária, artemísia, plantago) e arbustos. O pólen das gramíneas, também conhecidas como fenos, é de longe o principal responsável por alergias respiratórias.
A seiva outro componente dos vegetais, é exemplo comum de causador alérgico. Os sintomas desse tipo de alergia, geralmente, são mais severos e podem incluir – além de coceira e vermelhidão na pele – queimaduras, fortes náuseas, tonturas, falta de ar e comprometimento das vias aéreas.
A pessoa que sofre de coceira pode ter reações muito diferentes: irritabilidade, ansiedade, desespero ou mesmo, em alguns casos, nenhuma destas reações. Banhos devem ser de curta duração, com água morna e usando pouco sabão. A coceira generalizada muitas vezes é acentuada à noite. É essencial manter a pele bem hidratada ao longo de todo o dia.
Possíveis causas da coceira A coceira pode tanto ser sinal de problema banal, como o estresse, quanto ocultar uma doença grave, como um quadro de câncer terminal. Ela pode ocorrer pela picada de insetos, queimaduras solares e algumas doenças de pele tais como psoríase, dermatite atópica, eczema, caspa ou pele seca.
O que não é normal é o excesso de coceira no corpo o tempo todo, que pode ser uma reação a algo mais sério. Mesmo antes de descobrir a causa, a primeira recomendação é evitar coçar descontroladamente, principalmente usando as unhas ou objetos pontudos, a fim de evitar que machuque a camada superficial da pele e cause uma infecção.
A coceira recorrente, generalizada ou sem causa aparente, precisa ser avaliada por exames médicos em busca da doença originária. Neste caso, deve-se tratar a doença, sempre que possível, e controlar a coceira com medicamentos.
Como fazer o controle da esporotricose?
Como saber se o levain estragou?
Como se organiza os espaços urbanos na antiguidade?
Como saber se o dinheiro já caiu na conta caixa?
Como se preparar para uma conversa séria?
O que estudar de geografia para vestibular?
Como é a sala de fazer o espermograma?
Como tirar o ferrão do Marimbondo?
Como Limpar cache de todos os Aplicativos Android?
Como saber se o recrutador gostou de você?
O que fazer enquanto recebe Reiki?
O que fazer quando o disjuntor desarma e não arma mais?
O que devo estudar para a prova do jovem aprendiz?
Quando trocar disco de freio traseiro?
Como tornar o ensino de Matemática mais próximo da realidade e interesse do aluno?
O que acontece quando o corpo rejeita o DIU?
Quando sei que o feijão está estragado?