Ouça em voz altaPausarPara confirmar a detecção, o gastroenterologista prescreve a biópsia do intestino delgado. Essa é a única maneira de flagrar com certeza a doença celíaca. Com esse exame, é possível verificar se as vilosidades, pequenas dobras do órgão responsáveis pela absorção de nutrientes, estão atrofiadas.
Ouça em voz altaPausarA doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ela também pode ser chamada de enteropatia sensível ao glúten. O glúten é um tipo de proteína encontrado em produtos como o trigo, a aveia, a cevada, o malte e o centeio, além dos grãos e tubérculos, como a batata.
Ouça em voz altaPausarA doença celíaca é uma intolerância hereditária ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada e aveia) que causa alterações características no revestimento do intestino delgado, resultando em má absorção. O revestimento intestinal se inflama após a pessoa ingerir glúten.
Ouça em voz altaPausarDiagnóstico laboratorial genéticos HLA-DQ2 e HLA-DQ8 tem sido cada vez mais utilizada. os marcadores DQ2 e DQ8, componentes do antígeno leucocitário humano (HLA), estão associados à doença celíaca. Para a investigação da doença celíaca, estes marcadores atuam como etapa no diagnóstico de exclusão.
Alimentos que devem ser evitados
Ouça em voz altaPausarPessoas com doença celíaca têm um risco aumentado de câncer de intestino delgado, incluindo linfoma e adenocarcinoma. Manter uma dieta livre de glúten parece reduzir o risco de câncer em pessoas com esta doença.
A doença é mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos, de ambos os sexos. Outros sintomas da doença celíaca estão relacionados à má absorção de nutrientes, como cansaço, falta de ar, lesões na pele, queda de cabelo, dificuldade de crescimento em crianças, osteoporose e carência de vitaminas. É importante lembrar que ...
A maneira mais segura de fazer o diagnóstico é realizar a dosagem no sangue dos anticorpos contra o glúten. Outro exame importante é a biópsia do intestino, para verificar se há alterações de inflamação e atrofia das vilosidades. [relacionados] Não há cura para a doença celíaca.
Nesse exame, que é habitualmente feito sob sedação, são colhidos vários fragmentos do intestino delgado, que depois são orientados para o anatomopatologista, que observa ao microscópio e caracteriza a atrofia vilositária. É fundamental não retirar o glúten da alimentação antes do diagnóstico definitivo da doença celíaca.
Patês enlatados. Embutidos (salame, salaminho e algumas salsichas) Carnes à milanesa. Maionese, ketchup, mostarda e temperos industrializados. A pessoa com doença celíaca não deve se alimentar com utensílios domésticos que foram usados em alimentos com glúten, pois eles podem ser contaminados.
Qual a melhor maneira de mudar a cor do cabelo?
Quando surgiu a função de coordenador pedagógico?
Como deve se comportar um padrasto?
Como surgiu a fotografia e como foi sua evolução?
Quais são os exames dê suporte laboratoriais usados nos casos de intoxicações?
Quando surgiu a educação inclusiva?
Porque Capricórnio combina com Leão?
Como era a escrita na Grécia antiga?
Como podemos magnetizar ou desmagnetizar um corpo?
Como operar na conta real TRYD?
Como surgiu a escrita na Mesopotâmia qual a sua importância para as civilizações *?
Como vender meu produto para uma empresa?
Porque um número bloqueado consegue me ligar?
Quem é o dono do Ricardo Eletro?
Como imprimir só com um cartucho colorido HP 2546?
Como operar no mercado futuro Norte-americano?
Como operador de caixa deve se comportar com clientes e amigos?