Se o aposentado ou pensionista do INSS descobrir que fizeram um empréstimo em seu nome ou quando tal empréstimo tiver sido feito sem a sua autorização, ele pode pedir o imediato cancelamento desse. A orientação do próprio INSS é que o segurado acesse o Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br).
Para cancelar um consignado, basta entrar em contato com a instituição financeira onde contratou e solicitar o cancelamento dentro do prazo legal de 7 dias.
O empréstimo consignado pode ser cancelado diretamente com a instituição financeira contratada. A solicitação deve ser registrada formalmente, ou seja, o titular precisa manifestar seu interesse pelo cancelamento. Nenhuma instituição financeira ou correspondente bancário pode se negar a cancelar o contrato.
Em caso de irregularidades ou desconto indevido, o valor deve ser ressarcido em 2 dias úteis. Para garantir a segurança dos beneficiários, as instituições financeiras devem manter a documentação e informações do empréstimo ou do cartão de crédito consignado disponíveis por até cinco anos após a quitação do empréstimo.
O cliente lesado com a contratação indevida de um empréstimo em seu nome está resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor. O código assegura que o empréstimo deve ter seu cancelamento sem ônus. E inclusive eventuais parcelas que pagas devem integralmente regressarem ao beneficiário/trabalhador.
38 curiosidades que você vai gostar
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
Como o empréstimo consignado é uma relação contratual, a regra também vale para as operações desta modalidade. Assim, se o tomador do empréstimo mudar de ideia poucos dias após a contratação, e sem precisar justificar, é possível deixar de pagar o empréstimo consignado ao solicitar o cancelamento da operação.
A resposta é a mais óbvia possível: polícia. Assim que você perceber um desconto indevido de empréstimo consignado em seu nome, encaminhe-se imediatamente a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Diga ao delegado “fizeram empréstimo no meu nome” e relate toda a situação.
Danos morais
Os descontos indevidos atingem diretamente a sua verba alimentar, ferindo a sua dignidade e honra. Portanto, há um dano moral que deve ser indenizado. As condenações neste tipo de situação variam entre 5 e 10 mil reais.
Quais comidas Os italianos gostam de comer?
Qual o melhor formato de vídeo para assistir no celular?
Como verificar a porta do Apache?
Como age o Buscopan no organismo?
Qual a diferença de antibióticos e antimicrobianos?
Quantos dias são necessários para conhecer Dubai?
Quanto tempo posso deixar o óleo de alecrim no cabelo?
Quais são os ramos de estudo da Geografia?
Qual o melhor lugar para colocar o olho grego?
Qual característica do DNA permite a determinação do parentesco entre indivíduos?
Como evitar a oxidação dos metais?
É possível ter trombose tomando Xarelto?