A cortina deve ser 15 a 20 centímetros mais comprida. Então se sua janela é de 2 X 2m, por exemplo, a medida mínima que a cortina deve ter é 2,20 X 2,20m pra ficar mais esticadinha. Se quiser franzida, aposte na medida 2,50m de largura x 2,20m de comprimento.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
Então, se o pé direito for de 3m, invista numa de 2,80m de altura. E se for de 2,60m, aposte numa cortina entre 2 a 2,50m. Já a largura tem que ser 15 a 20 centímetros, ou cm, maior que a janela. Isso vale em especial pros modelos blecaute, que bloqueiam totalmente a luz.
Recomenda-se que o varão passe a largura da janela em 20 cm, sendo 10 cm de cada lado. Ao comprar um varão, saiba o diâmetro de que você precisa. Temos varões de: 13 mm: recomendados para cozinha; 19 mm: mais indicados para quartos ; 28 mm e 32 mm: recomendados para sala, pois suportam mais peso.
1) O tamanho da cortina é realmente algo muito pessoal, porém na sala de estar ou jantar, o ideal é que você use uma cortina longa. Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total da cortina.
16 curiosidades que você vai gostar
A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade).
Significado de Altura. substantivo feminino Tamanho que algo ou alguma coisa tem; estatura: previsão da altura da criança quando adulta. Qualidade do que é alto, do que não é baixo: tinha medo de altura. Dimensão vertical de um corpo: a altura de um edifício.
Já as cortinas curtas são indicadas para ambientes que impeça de colocar a cortina longa como quando há um móvel embaixo da janela, ou em áreas molhadas como cozinhas, lavanderias e banheiros. Se for para o banheiro é indicado evitar cortinas de tecido, pois podem vir a mofar.
Na opinião unânime dos especialistas, cortina curta só em casos excepcionais “Quando há um móvel ou uma bancada embaixo, por exemplo. Isso acontece muito frequentemente nos quartos de bebê, em que os trocadores ficam logo abaixo da janela”, explica Ester.
Usar cortinas curtas ou muito longas
Sem dúvida, as cortinas curtas – tanto as que terminam logo após o final da janela quanto as que ficam um pouco acima do chão – não favorecem o ambiente. Isso porque dá a sensação de pé direito baixo.
O tamanho da cortina é sempre um dilema, mas este é um mistério simples: vai do gosto e da função que a cortina exerce para cada um. Portanto, se você gosta, use as cortinas curtas para sala de estar ou de jantar a vontade. As cortinas curtas para sala são ótimas opções para quem não possui janelas altas e largas.
Subestimar cantos e paredes
Por isso, não subestime os cantos que parecem sem uso. Eles podem expor as peças de decoração ou guardar os objetos que você não usa sempre. Aposte em ganchos e prateleiras ou então preencha esses lugares com vasos e outras peças que dão personalidade ao local.
❚ COMPRIMENTO O ideal é que a cortina apenas toque o chão. Se houver sobra – essa bainha extra é chamada de arraste –, deve ser de no máximo 4 cm.
A cortina deve estar pelo menos na metade do espaço entre o topo da janela e o teto. O ideal é ficar de 5 a 10 centímetros da moldura ou do teto. Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo.
No caso de você ter optado pela cortina curta, deixe que ela passe de 15 a 20 cm o limite inferior da janela. Menos do que isso pode não dar a cobertura desejada para o local. Para formar volume na cortina, as dobras do tecido é que vão dar esse efeito. O padrão é multiplicar a largura da janela por 1,5.
Solução: fazer uma emenda com outro tecido, no topo como na imagem mas também pode ser somente na barra e até nos dos lados. Dica: se usar velcro, poderá trocar quando quiser. E se a cortina for lisa, faça um composê com um tecido estampado. Uma outra ideia usando tecido estampado se a cortina for lisa.
A aresta vertical dentro da cortina fica normalmente de 8 a 10 cm dentro parte de vidro da janela.
O ideal é que a cortina fique cerca de 10 centímetros para cada lado da janela e 5 centímetros acima. Assim ela dá um bom caimento e faz a cobertura desejada para o local. Faça as devidas marcações das medições com um lápis para fazer as furações.
Cortinas do tipo blecaute estão sempre na moda, e ajudam bastante nesse sentido. Opte por esconder toda a janela e parte da parede, mantendo a privacidade e dando mais estilo ao cômodo. Prefira cores frias, como azul, verde, cinza, azul petróleo, cinza azulado, branco brilhante, magenta, entre outras.
As cortinas compridas devem ultrapassar pelo menos 10 cm na largura da janela, de cada lado. Assim, na altura, vale o mesmo que a cortina pequena, com diferença de 15 cm acima da janela e, no comprimento, a dica é deixar a cortina ir a até 3 cm antes do chão.
Porque o xadrez deixa a mente mais ativa do jogador?
O que é ser uma pessoa indiferente?
O que fazer para o jogo não travar no Android?
Qual é o novo lançamento da Motorola?
Quando a ansiedade é preocupante?
Quais são as rochas sedimentares?
Qual animal começa com a letra M?
Como adicionar músicas em uma playlist colaborativa?
Tem como cancelar o dindin do Milhão?
Quando o óvulo é fecundado sente dor?
Qual a importância da auto aceitação?
O que significa sonhar com alguém escrevendo uma carta?
Por que existe o ser e não antes o nada?
O que é vulnerabilidade tecnologia?