Solução Tampão
Quanto menor o pH, maior a concentração de íons hidrogênio [H + ]. Quanto menor o pKa, mais forte é o ácido e maior sua capacidade de doar prótons. O pH depende da concentração da solução. Isso é importante porque significa que um ácido fraco pode realmente ter um pH mais baixo do que um ácido forte diluído.
Ka = 1,0x10-4 = constante de ionização do ácido. Negligenciando a quantidade de ácido que sofre ionização, determine o valor do pH da solução....Resolução:
7
Solução-tampão ácido é aquele que apresenta pH inferior a 7, enquanto uma solução-tampão básica é aquele que apresenta um pH superior a 7. Para calcular o pH ou o pOH de uma solução-tampão, utilizam-se a concentração do sal, da base ou do ácido e a constante de ionização do ácido ou da base.
Veja como ele pode ser determinado a seguir:
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).
A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).
Veja como ele pode ser determinado a seguir:
Depois de ter os valores de pH ou pKa, você sabe certas coisas sobre uma solução e como ela se compara a outras soluções: Quanto menor o pH, maior a concentração de íons hidrogênio [H + ]. Quanto menor o pKa, mais forte é o ácido e maior sua capacidade de doar prótons. O pH depende da concentração da solução.
Para calcular a concentração a partir do pH, você deve entender que o inverso de à potência de". Comece trocando o sinal negativo do lado logarítmico para o lado do pH. A seguir, eleve . Desse modo, " são inversos entre si e se cancelam mutuamente.
Fazendo isso, irá mudar a equação de pH para a forma anti-log (log [H+]) = anti-log (-pH). As duas operações invertidas (anti-log e log) no lado esquerdo se cancelam, deixando [H+] = anti-log (-pH); portanto, o valor calculado neste passo é a concentração de H+ da solução.
No cotidiano, o pH é usado geralmente para descrever a neutralidade (ou falta de) de certo item doméstico. Na ciência, trata-se de uma medição da quantidade de íons presentes em uma solução. Se estiver em um curso de química ou ciências, você talvez precise saber como calculá-lo com base na concentração.
Quanto custa um curso On-line de maquiagem?
O que é o programa Aqui Tem Farmácia Popular?
Qual letra entra na placa Mercosul?
Quanto tempo dura o alinhamento de fios?
Como funciona a cassação de Prefeito?
O que é uma carta registrada com AR?
Como se dá uma fusão de empresas?
Como funciona uma câmera de segurança residencial?
O que acontece com o CNPJ da empresa incorporada?
Quanto custa para protestar uma sentença?
Quanto custa um projeto de energia solar?
Como se pilotar um quadriciclo?
Quando abrir protocolo de sepse?
Quantos dispositivos ativos e estacionados podem ser conectados em uma rede sem fio Bluetooth?