Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.
O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.
Na maioria dos casos, quanto mais elevado for o valor de PSA total maior é suspeita de câncer de próstata e, por isso, quando o valor é superior a 10 ng/ml as chances de estar desenvolvendo câncer de próstata é de 50%. O valor de PSA pode variar com a idade, hábitos das pessoas e laboratório onde o exame foi feito.
O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml.
O PSA é uma proteína produzida pelo tecido da próstata e tem a função de liquefazer o semem após a ejaculação. Normalmente deve ser encontrata em níveis muito baxos no sangue. Quando alterado, sugere alguma anormalidade (benigna ou maligna) na próstata.
Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.
Nos homens saudáveis, os valores de PSA total são inferiores a 4 ng/ml. “Dependendo da idade, esse valor pode ser ligeiramente aumentado, mas isso, nem sempre significa que o paciente tenha câncer de próstata, sendo necessário outros exames para confirmar o diagnóstico”, falou.
Gostaria de saber quais os valores normais do PSA LIVRE e PSA TOTAL? O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer.
PSA livre A porcentagem de PSA livre é a quantidade de PSA que circula livremente no sangue – ou seja, que não está ligada a nenhuma proteína. Um paciente que apresenta alto nível de PSA total, mas uma porcentagem baixa de PSA livre tem probabilidade mais alta de ter câncer de próstata.
Valores do exame PSA total. Geralmente, quando um indivíduo tem um valor de PSA total superior a 4,0 ng/ml é recomendado repetir o exame para confirmar o valor e, no caso de se manter é fundamental fazer outros exames para confirmar o diagnóstico e identificar a causa.
Apenas em alguns casos o exame de PSA livre também é solicitado. O exame de PSA serve para detectar níveis altos de PSA no sangue que podem ser um indicativo de câncer de próstata ou de outras condições de saúde como uma inflamação ou um crescimento anormal da próstata.
Como um antivírus detecta um vírus?
Como calcular afastamento superior?
O que é um estiramento na panturrilha?
Pode somar matrizes com linhas e colunas diferentes?
Como aliviar dor de cabeça com massagens?
O que fazer emergência hipertensiva?
Como montar uma cuba de apoio?
Quais são os procedimentos para tratamento da estenose cervical?
O que usar após o Microagulhamento nas estrias?
Para que serve dormentes de madeira?
Como saber a placa de vídeo ideal para meu PC?
Qual é a melhor marca de farinha de trigo?