As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas. As mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo, glândulas salivares.
Nas glândulas exócrinas apócrinas, a secreção é liberada com uma parte do citoplasma da célula. A parte celular restante, então, regenera a porção perdida. Exemplos: as glândulas mamárias e sudoríparas axilares. Já nas glândulas holócrinas, a célula inteira morre e destaca-se formando a secreção da glândula.
Não ocorre perda da célula secretora da glândula. Exemplos: glândulas lacrimais, salivares e sudoríparas. A célula inteira se destaca da glândula, desintegrando-se ao levar consigo o produto de secreção acumulado. Ocorre perda total da célula secretora. Neste caso, a atividade da glândula é mantida por um contínuo processo de renovação celular.
Já as glândulas mucosas produzem uma secreção espessa e viscosa, o muco, que forma uma camada protetora sobre os órgãos ocos que se comunicam com o exterior do corpo. As células das unidades secretoras estão cheias de mucinogênio, que é precursor do muco, que pode ser fracamente corado com a hematoxilina-eosina (H.E.).
Quanto ao tipo de secreção, as glândulas exócrinas podem ser serosas, mucosas ou mistas (seromucosas). As glândulas serosas liberam um produto fino e aquoso.
Como eu faço para pesquisar no Google?
Como se tornar um super vilão?
Como tirar rímel dos cílios caseiro?
Como identificar o autismo na síndrome de Down?
Como faz para recuperar um comprovante de depósito?
Como ser um revendedor de crédito de celular?
Como posso ter um fazer turístico consciente?
Como tirar cola de contato do tecido?
Como pesquisar dentro de uma conversa no WhatsApp?
Como posso ser uma revendedora da Posthaus?
Quais são os números que tem raiz quadrada?
Como pesquisar um rosto na internet?
Como consultar cartão do INSS?
Como se tornar um vendedor de excelência?
Como tirar rótulo de vidro com secador de cabelo?