Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×1 lumen.
EXEMPLO:
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 1 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Tabela de luminância recomendada
Ambiente | Lumens por m2 (lux) |
---|---|
Cozinha – Luz Geral | 1 |
Cozinha – Luz Local (Mesa / Pia / Fogão) | 2 |
Banheiro – Luz Geral | 1 |
Banheiro – Luz Local (Espelho) | 2 |
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 1 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20 metros quadrados de área, serão necessários de 2000 (100lm x 20m2) a 4000 (200lm x 20m2) lúmens.
Método dos lúmens. O método dos lúmens é o método mais simples de cálculo luminotécnico e fornece um resultado numérico único da iluminância a ser obtida no ambiente em função dos equipamentos especificados e das características do ambiente ou da quantidade necessária de equipamentos em função da iluminância desejada.
Um bom profissional entende a importância de se calcular além da quantidade de luz necessária, mas também a distribuição dos pontos, dos modelos de luminárias e da melhor forma de gerar economia de energia.
Aprenda como fazer o cálculo da luz ou lâmpadas para cada ambiente Uma área (residencial ou comercial) bem iluminada tem um grande diferencial em relação as outras que a luz e simplesmente colocada sem o mínimo cálculo. Ter uma boa iluminação é a estratégia perfeita para dar destaque a pequenos detalhes.
Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em relação a 1 kWh. Se ainda quiser um exemplo, imagine que o valor seja de R$ 0,06. Pegue esse valor e multiplique pelo número anterior: Ou seja, a utilização deste aparelho acrescentaria R$ 2,70 na sua conta de luz ao final do mês. Existe um método mais rápido para calcular?
EXEMPLO: Em uma ambiente de 10m quadrados é preciso de 500 lúmens por m² (valor da tabela abaixo): 10×500=5000 lúmens. Conceito para a definição da quantidade de luz para cada ambiente. O luxímetro é um aparelho criado e patenteado por Walter D’Arcy Ryan no ano de 1909, que mede a intensidade da luz que chega a seu sensor.
Como desligar a luz do fone Bluetooth?
Porque minhas ligações aparece em outro iPhone?
O que é qualidade de vida no trabalho para o profissional brasileiro?
Pode passar álcool em frieira?
Quem é a deusa da inteligência?
O que é a teoria de Endossimbiótica?
Como aplicar vacina V10 em cachorro filhote?
Como saber se o colageno e Verisol?
Quais são os divisores de 18 é 24?
Quais são as duas fontes de calor?
O que é julgamento de apelação?
Porque o detergente mata insetos?
Como calcular a área de um tanque redondo?