A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
Deformação da mola ou elongação A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.
De acordo com a lei de Hooke, a força elástica apresenta módulo igual à força que é aplicada sobre a mola. Além disso, essa força é também igual ao produto entre a constante elástica da mola (k), medida em newtons por metro (N/m), e a deformação da mola (x), medida em metros.
Uma mola com k alto necessitará de mais força aplicada para obter o mesmo deslocamento, e, portanto, é considerada dura (de difícil deformação). Já uma mola com k baixo, será deformada com uma força menor, e, portanto, é considerada mole (de fácil deformação).
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m. Exemplo 2: Um extensômetro tem resistência nominal de 120 ohms e um fator K = 2,06.
Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:
x: deformação da mola (m). ... Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
Calcule a constante da mola (k) usando a fórmula k = F / x. Se a mola não comprimida tem uma altura de 2,5 cm, a mola comprimida tem uma altura de 1,25 cm e um total de 100 gramas de arruelas foi colocado na mola para comprimi-la, então k = (0,1)/(0,01) = 10 N/m. (Nesse caso, 100 g = 0,1 N e 2,5 cm - 1,25 cm = 0,01 m.)
A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza.
Aqui nós devemos descobrir o valor da deformação sofrida pela mola, ou seja, o valor de x. O enunciado nos diz que a força aplicada é de 60 N, portanto, F = 60 N; e também afirma que k = 600 N/m. Novamente, vamos aplicar a Lei de Hook.
Note que L é o comprimento final da mola e L 0, o comprimento inicial. Para confirmar a Lei de Hooke podemos realizar um pequeno experimento com uma mola presa num suporte. Ao puxá-la podemos perceber que a força que aplicamos para esticá-la é diretamente proporcional a força que ela exerce, porém em sentido contrário.
1 Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte. Ao aplicar uma força na outra extremidade, essa mola... 2 Determine a variação de uma mola que possui uma força atuante de 30N e sua constante elástica é de 300N/m. More ...
Por exemplo, ao entortar uma barra metálica (como na imagem acima), temos uma deformação plástica. Para fazer a barra ficar reta novamente, é preciso outra deformação plástica. Quando a ação externa provoca a ruptura do objeto, chamamos de deformação por ruptura. Por exemplo, ao esticar muito uma mola, ela pode quebrar.
Qual é o significado da palavra Ostentas?
Quem está obrigado a optar pelo lucro Real?
Quais as características de uma boa comunicação?
Qual o valor do m2 de demolição?
Quantas vezes por semana devo ir à academia?
Como fazer para limpar os arquivos temporários do PC?
Quanto custa o cachê de João Gomes?
Quais são os efeitos da sentença CPC?
Como baixar música e ouvir offline?
Como ensinar a criança a aprender os números?
O que determina a Lei 12.711 12?
Qual a diferença entre Música Popular Brasileira e MPB?
Como faço pra curtir a vida sozinho?