V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+). 100]/T; T = capacidade de troca catiônica [Ca²+ + Mg²+ + K+ + (H + Al)], em cmolc.
A capacidade de troca de cátions (CTC) de um solo, de uma argila ou do húmus representa a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em condição permutável (Ca2+ + Mg2+ + K+ + H+ + Al3+).
V% = (100 x S) / T = (100 x 0,66) / 6,04 = 10,9%. V = 10,9%. O solo, conforme os dados da análise, é um solo com baixo teor de bases trocáveis que ocupam quase 28% da CTC efetiva e 10,9% da CTC a pH 7,0.
V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+). 100]/T; T = capacidade de troca catiônica [Ca²+ + Mg²+ + K+ + (H + Al)], em cmolc.
Percentagem por Saturação de Bases (V)
O valor V nos dá uma idéia da percentagem dos pontos de troca de cátions que estão ocupados por bases. Ou seja, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por K, Ca, Mg, Na, e passíveis de troca a pH 7,0 quando comparado com os pontos ocupados por (H+Al).
26 curiosidades que você vai gostar
Quem pode fazer a análise do solo? Uma boa análise de solo deve ser feita com o auxílio de um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo. Afinal, eles possuem conhecimento técnico para desempenhar a tarefa com eficiência e exatidão.
O laboratório de Fertilidade do Solo atende principalmente ao produtor rural(*), para quem a análise de fertilidade do solo é de extrema importância, pois é a partir dos resultados obtidos na análise que será feita a recomendação da adubação e calagem (adição de calcário para corrigir a acidez do solo) na área a ser ...
A CTC efetiva é a capacidade do solo em reter cátions próxima ao valor do pH natural. A CTC a pH 7,0 reflete a quantidade de cátions adsorvida a pH 7,0. Seria o máximo de cargas negativas liberadas a pH 7,0 e que seriam ocupadas por cátions.
A instalação de um laboratório de solos segundo o estudo tem um investimento previsto de R$ 142.418,00. Estimou-se uma demanda anual no primeiro ano de 1000 amostras, no segundo 2000, no terceiro 3000, no quarto 4000 no quinto 5000, no sexto de 6000 e no sétimo e oitavo ano 7000 amostras por ano.
Época de análise
Assim há tempo de planejar e executar as operações de preparo do solo como: calagem, gessagem e adubação, conforme os dados obtidos na análise. Um período ideal para realizar a análise de solo é na entressafra, cerca de três meses antes de iniciar o plantio da cultura.
Dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) podem ser analisados simultaneamente em apenas 30 segundos. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.
O ideal é EE de 3 a 3,6%.
R$ 110,00. Fertilidade, Textura, Micronutrientes, Fósforo Remanescente, Fósforo em Resina, pH H2O, Sódio, Niveis Criticos de S, P, Zn.
A análise do solo é uma técnica de suma importância na agricultura, sendo a mais importante e confiável para o conhecimento do estado nutricional e o grau de fertilidade em que se encontra determinada área.
A terra é seca, moída, vai para um laboratório e recebe substâncias: água, hidróxido de sódio e hexametafosfato. É agitada por 12 horas e passa por funil, peneira, tudo para ver a quantidade de areia e argila para saber se o solo é mais arenoso ou argiloso.
O V% indica quanto por cento dos pontos de troca de cátions, nos coloides, estão ocupados por bases, ou, em outras palavras, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por Ca²+, Mg²+ e K+, em relação aos pontos de troca dos cátions ácidos H+ e Al³+.
Saturação por bases (V)
É a soma das bases trocáveis expressa em porcentagem de capacidade de troca de cátions.
Como retirar as amostras
A área a ser amostrada deve ser dividida em glebas de no máximo 10 hectares. Cada gleba deve ser o mais homogênea possível, com relação à vegetação, topografia, tempo de uso, produtividade e aplicações de calcário, gesso e fertilizantes.
Para as culturas anuais o ideal é fazer a coleta logo após a colheita da última safra (seja ela safrinha ou safra de inverno), este período costuma também coincidir com o final da estação das chuvas, início da estação seca, onde ainda está presente um pouco de umidade no solo.
Através da análise física você conhece a textura do solo, ou seja se contem argila, silte e areia. Identificando as diferenças em cada pedaço de sua propriedade você consegue perceber os melhores manejos para cada talhão.
Dentre esses aspectos, têm-se: coloração e textura do solo, relevo, histórico de manejo, matéria orgânica, nível de nutrientes, cobertura vegetal e produtividade.
Qual a diferença entre duração e intensidade do som?
Como são feitos os filmes da Pixar?
O que significa uma pessoa simulação?
O que é a Lei Rouanet e como funciona?
Como escrever a palavra sistema?
Como utilizar a Plataforma Lattes?
Quanto custa a assinatura da PSN no PS4?
Como criar uma caixa de combinação no Excel?
Como pular perguntas no Google Forms?
Que remédio substitui o Cefalium?
Como deve ser feito o tratamento da tuberculose?
Onde ficam localizados os músculos bíceps e tríceps braquial?