Com o calor, a água deixa a superfície da Terra e passa a se acumular na atmosfera, em forma de vapor. Conforme ganha altitude, esse vapor se resfria e condensa, formando gotículas de água com diâmetros da ordem de 1 milésimo de centímetro.
Ao subir para a atmosfera, encontra o ar cada vez mais gelado. Assim, se condensa, ou seja, vira gotinhas bem pequenas, que dão origem à nuvem chamada Cumulus (do latim, acumular). Aos poucos, as gotas aumentam de tamanho; e ao ficarem muito pesadas, não conseguem mais flutuar, caindo na forma de chuva.
3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve e granizo.
As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra.
Resposta: O pé- de- vento!
16 curiosidades que você vai gostar
É água e não vem do mar, nem da terra não nasceu, do céu ela não caiu e todo mundo já lambeu? Resposta é a Lagrima!!!
O que você tem e eu não tenho? Acento.
A precipitação é qualquer forma de água, seja líquida ou sólida, que cai do céu. Assim, além da chuva líquida que cai na maior parte do Brasil, inclui também granizo e neve. A chuva se refere apenas à forma líquida das precipitações.
O vapor d água passa para a forma líquida apenas quando a umidade relativa do ar chega perto de 100%. Isso ocorre preferencialmente sobre os chamados núcleos de condensação – materiais de dimensão muito pequena, que têm afinidade com a água.
A área a ser “semeada” precisa ter nuvens do tipo cumulus, geradas pela transpiração de água da terra e de plantas. Para provocar as chuvas, um avião decola com água potável em gotículas de tamanho entre 50 e 70 micrometros em direção ao centro das nuvens.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Etapas do ciclo da águaEvaporação. A primeira etapa do ciclo da água é a evaporação. ... Sublimação. A água no estado sólido também pode ser transferida para atmosfera na forma de vapor, sem passar pelo estado líquido, e esse processo recebe o nome de sublimação. ... Condensação. ... Precipitação. ... Infiltração. ... Transpiração.
A mudança inversa de estado físico, isto é, do estado gasoso para o líquido, é denominada condensação ou liquefação. É o que ocorre, por exemplo, quando as nuvens se condensam e chove. O vapor continuará aumentando de temperatura se isso for proporcionado ao sistema.
E ela está em forma líquida: nos mares em que se encontra, a mais de 500 quilômetros abaixo da crosta sólida, a alta pressão impede o congelamento. Nas outras luas de Júpiter, como Calisto e Europa, repete-se o fenômeno dos mares subterrâneos.
O que é tromba d água
A tromba d água pode ser encarada como um funil formado por um intenso vórtice que ocorre sobre a extensão de um corpo de água — mar e rios — e que raramente provoca destruição.
Convencionou-se que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca.
A água que cai da chuva infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.
Durante uma chuva fraca, caem entre 100 e 500 gotas por metro quadrado. Quando a chuva é forte, são até dez mil gotas por metro quadrado.
Moradores da cidade norte-americana de Texarkana, no Texas, testemunharam uma cena bastante inusitada na última quarta-feira (29): eles viram uma “chuva” de peixes caindo do céu durante alguns minutos. O fenômeno foi registrado pela prefeitura local em um post no Facebook. “2021 está entregando todos os seus truques…
O ciclo pequeno engloba apenas a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como seu retorno à superfície através da precipitação. Já o ciclo grande é aquele que envolve a utilização de água pelos seres vivos e seu retorno através de processos como transpiração e respiração.
Ao juntar-se à massa de água subterrânea, a água infiltrada move-se pelos poros do material do subsolo, podendo reaparecer na superfície, em nível inferior ao que penetrou no lençol aquífero. ... Assim, aquífero é uma unidade geológica saturada que fornece água a poços e nascentes.
Nuvem é um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo, em suspensão na atmosfera. Este conjunto pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões, e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.
Charada 19
O que é que todos tem 2, você tem 1 e eu não tenho nenhum? A letra "o" das palavras.
A palavra VOCÊ tem 1 letra O. E a palavra EU não tem nenhuma letra O. Sendo assim, encontramos a solução.
O que Deus dá duas vezes, e se alguém quiser mais, terá que mandar fazer? Os dentes.
Como saber quem é o dono de uma página no Facebook?
Como ter mais vida Stardew Valley?
Como saber seu nível de ansiedade?
Quantos Stories postar por dia?
Como conseguir o número do contrato da Oi?
Qual deve ser o pH do condicionador?
Como ganhar dinheiro infinito no The Sims de celular?
Como calcular o peso do cão filhote?
Como os psicopatas são julgados no Brasil?
Como saber o número de mol de um gás?
Como conseguir Spotify universitário?
Onde encontrar questões de anatomia?
Como instalar programa APK no PC?