A tomografia do tórax é usada para:
INTERPRETAÇÃO DA TOMOGRAFIA Na apresentação básica, a reconstrução do exame tomográfico aparece como fatias de imagens nos três planos: coronal, axial e sagital. O radiologista “navega” por estas imagens, analisando toda a aquisição e com o auxílio de ferramentas ele monta e escolhe as imagens que irão compor o filme.
As imagens da TC de tórax, com janela de pulmão, mostram opacidades com atenuação de vidro fosco e pequenos nódulos pulmonares bilaterais e difusos. O diagnóstico foi de pneumonia por citomegalovírus em paciente imunocomprometido.
O laudo de tomografia é o resultado do exame de tomografia, descrito e assinado pelo médico radiologista. Para padronização e aceitação pela classe médica, todo resultado de tomografia deve ter uma estrutura correspondente à especialidade na qual o exame está inserido.
A tomografia computadorizada do tórax contribui mostrando anormalidades sugestivas da doença em tempo real e com 97% de sensibilidade no diagnóstico de COVID-19. O radiologista deve estar familiarizado com os aspectos típicos de imagem da pneumonia por COVID-19, assim como seus diagnósticos diferenciais.
No tórax, para detalhes do parênquima pulmonar, são criadas “janelas de pulmão” e detalhes de partes moles podem ser identificadas na “janela de mediastino”. Além disso são possíveis reformatações para “janela óssea”.
Na odontologia a tomografia computadorizada é bastante usada, principalmente, para identificar e delinear processos patológicos, como tumores benignos e malignos, cistos, além de visualizar dentes retidos, traumas, seios paranasais, componentes ósseos da articulação e leitos para implantes dentários.
A duração média para realizar uma tomografia de pulmão é geralmente inferior a 1 minuto, contudo se incluirmos a preparação e o posicionamento do doente no aparelho, o tempo total desde a entrada na sala, é geralmente 10-30 minutos.
A Tomografia Computadorizada do Tórax (ou simplesmente “Tomografia do Tórax” ou “TC do Tórax”) é um exame de imagem que serve para avaliar o pulmão e a região torácica. Assim, costuma ser solicitada quando há a necessidade de investigar a presença de nódulos, infecções ou até mesmo tumores pulmonares, além de analisar o estado das estruturas ...
A angiotomografia do tórax (AngioTC do tórax) é feita com o uso do contraste iodado para avaliar os vasos (artérias ou veias). Quais indicações comuns para a tomografia de tórax com contraste?
Avaliar alteração vistas no raio-x do tórax. Diagnosticar causas de sintomas torácicos, como tosse, falta de ar, dor e febre. Detectar e avaliar a extensão de tumores do tórax ou avaliar se tumores de outras partes do corpo estão acometendo os pulmões. Acompanhar a resposta ao tratamento dos tumores. Ajudar no planejamento de radioterapia.
Entre as patologias que podem ser investigadas por meio de uma radiografia do tórax destaca-se a presença de nódulos e tumores, pneumonia, tuberculose, pneumotórax, atelectasia e derrame pericárdio. No exame de raio-x do tórax há uma diferença entre as imagens entre homens e mulheres, pois os tecidos mamários absorvem grande parte da radiação.
Como lidar com um homem sensível?
Como é chamada a mulher do embaixador?
Qual o nome das calças no meio da canela?
Quais as principais pesquisas realizadas pelo Brasil na Antártida?
Quem eram os ciclopes da mitologia grega?
Como chama a bola do Harry Potter?
Como fazer cálculo de intersecção?
Como se escreve Caroline em português?
Como lidar com uma nora falsa?
Quanto custa uma arma de brinquedo?
Quem é Leandro Karnal biografia?
Como se chama quem trabalha com marionete?
Como falar com a assistente virtual do Google?
O que fazer quando sua namorada tem ansiedade?
Como se chama a buzina do navio?