O principal indicador de desgaste dos pneus é o TWI (Tread Wear Indicator), que é uma pequena saliência de borracha que fica alojada no interior de um dos sulcos do pneu. Para localizar a marca, é só procurar pela sigla “TWI” ou por um triângulo que esteja posicionado no flanco do pneu.
Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, o motorista pode rodar sem problemas. Caso contrário, os pneus devem ser trocados imediatamente. Já com o palito de fósforo, vale saber que a parte de pólvora corresponde a 1,6 milímetro, basta colocá-lo no sulco para medir.
A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.
É um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atinge o TWI, quer dizer que o pneu está em seu limite de segurança — que, segundo o Contran (Resolução número 558/80), é de 1,6 mm de profundidade.
O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.
39 curiosidades que você vai gostar
Devo seguir a data de validade? Muitas pessoas confundem validade e tempo de uso. Segundo Donizete Bonacini, especialista em pneus, “não tem validade, e sim garantia”. É convenção dos fabricantes oferecerem 5 anos de cobertura a partir da data de fabricação, ou da emissão da nota.
Pneu não tem prazo de validade, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Mas as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação.
Um mesmo modelo de pneu pode ser comercializado com três, quatro ou até mesmo com cinco sulcos. Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem do pneu e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.
Pneus em mau estado são os itens que mais geram problemas na hora da vistoria. As características que chamam a atenção dos vistoriadores logo de cara são o desgaste irregular ou sulcos com menos de 1,6mm na banda de rodagem do pneu. Pneus diferentes no mesmo eixo também não são aceitos.
O objetivo principal da vistoria veicular é atestar o estado de conservação do veículo e as suas condições de uso. Ademais, os documentos do veículo também são verificados, bem como o seu histórico, as gravações do chassi, o motor, a carroceria etc.
Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado careca . De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.
Quais são os 20 valores humanos?
Quando surgiu o primeiro whisky?
O que é uma dinamica de grupo?
Quanto tempo demora para se decompor um corpo humano?
O que são empresas unicornios?
Quem poderá ser titular das ações penais públicas?
Como conseguir por trades carros no rocket league?
Qual foi a origem da língua portuguesa no Brasil?
Qual o nome do verme causador da barriga d'água?
Qual o setor que mais desperdiça água?
Quais são os 4 eventos formais que o Scrum prescreve para inspeção e adaptação?
Como cancelar o curso da Open English?
Quanto tempo dura uma partida de DBD?