Basicamente, os parâmetros utilizados para medir o crescimento vegetal abordam a área foliar (AF ou L) e matéria seca (MS ou W) acumulada pela planta por representarem esses fatores a “fabrica” e o “produto final”, respectivamente (Peixoto, l995).
Geralmente, o crescimento das plantas e aumento de sua massa é irreversível e se dá através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, fazendo com que haja uma distensão, ou seja, um aumento do volume celular.
Através da área foliar é possível aquilatar-se a eficiência das folhas da planta em estudo, na captação da energia solar, na produção de matéria orgânica e na influência sobre o crescimento e o desenvolvimento da planta.
A técnica de análise de crescimento, desenvolvida por cientistas ingleses permite, mediante avaliações periódicas e com a utilização de fórmulas matemáticas, a determinação do padrão de acúmulo e distribuição de massa seca nas diversas partes da planta durante o seu ciclo vegetativo e reprodutivo.
A análise química foliar é importante para o ajuste fino da adubação, visando a maximizar a produtividade e a aumentar a eficiência no uso dos fertilizantes. Para a berinjela recomenda-se amostrar 15 folhas completamente desenvolvidas, recém-maduras, por ocasião do florescimento da planta, sendo uma folha por planta.
O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo. ... Vegetais produzem tipo diferente de células reprodutivas chamadas “esporos”.
No gravitropismo, também chamado de geotropismo por muitos, o fator que estimula o crescimento do vegetal é a força da gravidade da Terra. As auxinas também estão envolvidas nesse crescimento. No caso das raízes, elas apresentam gravitropismo positivo, ou geotropismo positivo, pois elas crescem em direção ao solo.
Quando os vegetais encontram condições ideais de desenvolvimento, ocorre o crescimento e o desenvolvimento dos mesmos. Geralmente, o crescimento das plantas e aumento de sua massa é irreversível e se dá através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, fazendo com que haja uma distensão, ou seja, um aumento do volume celular.
O crescimento pode ser analisado sob vários aspectos. Por exemplo: medir o crescimento da planta em altura, ou o crescimento do seu diâmetro, ou mesmo de partes ou órgãos da planta (crescimento alométrico).
Com raras exceções, normalmente o crescimento contínuo de um organismo requer a produção e expansão de novas células, sendo que estes dois processos estão estritamente associados a espaço e tempo. O crescimento não ocorre na planta como um todo, mas sim em regiões bem definidas.
Qual a porcentagem da multa do ITCMD?
Como dizer os números grandes em inglês?
Como faço para procurar na Bíblia?
Como parar com os pensamentos obsessivos?
Como se achar Se estiver perdido no mato?
Como acabar com os vasinhos do rosto?
Como que a girafa se locomove?
Como localizar o sistema linfático?
Como funciona o resultado do exame toxicológico?
Como matar os ácaros do nosso rosto?
O que devemos fazer para usar a rosa dos ventos em mapas para localizar as direções?
Qual colírio pode ser usado em gatos?
Como pintar o cabelo de loiro só nas pontas?