As pessoas idosas também possuem o direito de serem cuidadas e amadas, de se sentirem felizes e valorizadas. Ao Estado, incumbe, ainda, assegurar-lhes tudo o que for necessário à sua preservação, à alimentação adequada, ao lazer, à educação, à previdência social, dentre outros.
A geração mais antiga é frequentemente confiada para auxiliar no cuidado dos mais novos, enquanto o resto da família se ausenta para trabalhar. Como tal, é dado o devido valor aos idosos, respeitando o papel destes na sociedade.
Nos direitos dos idosos está também o direito à independência que segundo os Princípios das Nações Unidas têm direito a: Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário; Ter oportunidade de trabalhar ou ter acesso a outras formas de geração de rendimentos;
· Idoso tem o direito de participar do processo de produção, reelaboração e fruição dos bens culturais; · Saber do idoso deve ser valorizado, registrado e transmitido aos mais jovens como meio de garantir a sua continuidade, preservando-se a identidade cultural.
Atualmente, tem-se debatido muito em África e na Europa sobre a questão dos idosos que muitas vezes são descartados “por alguns” [1] como meros objetos sem utilidade para a sociedade ou para família.
Como funciona a farmácia de Minas?
Qual pincel para pintar grade de ferro?
Quem tem gordura no fígado pode tomar whey?
Quando se preocupar com rachaduras na parede?
Qual a diferença da Antena 24 e 5 MHz?
Qual a diferença entre o etanol comum e o aditivado?
Quais os sintomas de AVC em jovem?
Como colocar data no texto ABNT?
O que fazer para baixar a hemoglobina?
Quais são os elementos semicondutores?
Quais foram os três últimos papas?
O que é diminutivo e aumentativo?
O que levar para comer em prova?
Quais são as matérias em ordem?
Como recuperar uma conta Itaú?