As mitocôndrias são organelas consideradas semiautônomas, pois conseguem produzir algumas de suas proteínas. ... As mitocôndrias são capazes de reproduzir-se por fissão, ou seja, dividindo-se em unidades menores. Elas também se deslocam pela célula, aumentando sua concentração em locais que necessitam de energia.
Uma modalidade de exercícios conhecida como HIIT, ou treino intervalado de alta intensidade, e exercícios de força e desafio muscular, como a musculação, são reconhecidamente os tipos de atividade que mais contribuem para a renovação e a criação de novas mitocôndrias nos músculos.
Curiosamente, com pouquíssimas exceções, nas espécies que se reproduzem de maneira sexuada, a herança das mitocôndrias é uniparental. Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes.
Toda mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria. Quando a célula vai se dividir, suas mitocôndrias se separam em dois grupos mais ou menos equivalentes, que se posicionam em cada um dos lados do citoplasma. Ao final da divisão cada um dos grupos fica em uma célula-filha.
Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. ... As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear.
As mitocôndrias são as responsáveis pela respiração celular. Nesse processo, as moléculas orgânicas reagem com o oxigênio, formando gás carbônico e água. Ocorre, então, a liberação de energia, que é armazenada em moléculas de ATP (adenosina-trifosfato).
Quando as mitocôndrias não estão funcionando adequadamente, as células e os tecidos do corpo ficam sem energia. Isso fará com que o corpo dependa do metabolismo anaeróbico, resultando em fadiga, dor muscular, baixa concentração, disfunção gastrointestinal, dores de cabeça e má recuperação do exercício.
As mitocôndrias podem ser encontradas em diversos formatos. Isso quer dizer que elas podem adotar formas desde arredondadas ou mais alongadas, se assemelhando a um bastonete ou adotando uma forma ovóide, até se apresentarem como filamentos. Estruturas de uma mitocôndria. Ilustração: NoPainNoGain / Shutterstock.com [adaptado]
Ambas as membranas mitocondriais são formadas por uma bicamada lipídica associada a proteínas, que exercem o controle de entrada e saída de moléculas. A membrana externa é lisa e possibilita a entrada de diversas moléculas pequenas e leves. A membrana interna, por sua vez, possui diversas dobras ou pregas que são chamadas de cristas mitocondriais.
As mitocôndrias ovulares, que se multiplicam sempre que a célula se reproduz, são as ancestrais de todas, as mitocôndrias presentes em nossas células. Muitos cientistas estão convencidos de que as mitocôndrias são descendentes de seres procariontes primitivos que um dia se instalaram no citoplasma das primeiras células eucariontes.
Dependendo do organismo, o número de mitocôndrias dentro de cada célula varia. Humanos, por exemplo, contém de centenas a milhares de mitocôndrias nas células dos músculos e do fígado, enquanto as células no sangue não possuem nenhuma. As mitocôndrias possuem um formato oval e variam entre 0,5 e 10 μm.
Como calcular peso para envio pelo correio?
Como pesquisar no Google sem ninguém ver?
Por que a violência no Brasil constitui sério problema de saúde pública?
Qual o mecanismo de pesquisa no STJ?
Qual a melhor maneira de pescar Traíra?
Como saber se meu leite está sendo suficiente?
Como saber se meu salário está compatível com o mercado?
Como pilotar um avião Hydra no GTA San Andreas PC?
Como saber se o iPhone é original e homologado pela Anatel?
Como procurar efeitos no Instagram?