As artes marciais chegaram no Brasil pela mãos dos primeiros imigrantes japoneses no início do século passado. O judô, por exemplo, desembarcou por aqui trazido por uma trupe de jogadores itinerantes que circulava pela América do Sul.
A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes ensinadas pelo deus Marte aos homens.
Em 1925, Carlos Gracie, um aluno de Mitsuyo Maeda, abre a sua escola, a primeira de jiu-jitsu brasileiro. (Ver: artes marciais brasileiras) Posteriormente, esta arte é aperfeiçoada pela família Gracie, particularmente pelo irmão de Carlos, Hélio Gracie.
Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.
Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.
As artes marciais modernas, como as que conhecemos hoje, provêm desse conceito mesclado de cultura, artes de combate e medicina”, explica. Já nos tempos modernos, as artes marciais saíram do campo de batalha e migraram para as competições esportivas.
Artes marciais também são praticadas como modalidades de cunho esportivo, chamadas de desporto de combate, onde o objetivo principal são as competições (esportivo-competitivas). Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais.
De modo geral, as artes marciais, ou militares, como também são conhecidas, abrangem as práticas utilizadas por exércitos em casos de confronto direto homem a homem. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, o objetivo primário das artes marciais é a defesa, e jamais o ataque.
“Quando nos referimos às artes marciais, tais como Tae Kwon Do, Kung Fu, Caratê, Sumô e Muay Thai, por exemplo, elas são conhecidas no oriente pelo termo Wushu. Os antigos chineses quando diziam entrar em guerra afirmavam ‘levantar armas contra’.
O que é infecção Pós-cirurgia?
Quais são as metodologias de ensino ativas?
Para que serve vinagre de maçã com limão?
O que significa a palavra convívio social?
O que acontece quando o iPhone bloqueia?
Qual cera é apropriada para piso de madeira?
Quem deve enviar o evento S-2240?
Como é feito o procedimento de Curetagem?
Como incentivar os alunos a participar das aulas online?
Quanto os veículos poluem o ar?
Qual é o conceito de inteligência emocional?
Como ter práticas mais sustentáveis?
Qual a diferença entre a anestesia peridural e raquidiana?
Quando o aviso prévio e trabalhado quantos dias para pagar?