A HISTÓRIA DA TORTURA NO BRASIL No Brasil, a tortura foi usada desde a chegada dos portugueses em 1500 como meio de obter provas através da confissão. ... Segundo os dados, foram cerca de 1.700.000 (um milhão e setecentos mil) africanos trazidos, na condição de escravos para o Brasil em 300 anos (1550-1888).
No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, as ditaduras militares do Brasil e de outros países da América do Sul criaram a chamada Operação Condor para perseguir, torturar e eliminar opositores.
Na antiga Grécia 500 a.C, a tortura era tida como um meio de punição ou de prova para incriminar e responsabilizar escravizados, estrangeiros e prisioneiros de guerra, que não eram considerados sujeitos de direitos na época.
O Choque Elétrico foi um dos métodos de tortura mais cruéis e largamente utilizados durante o regime militar. Geralmente, o choque dado através telefone de campanha do exército que possuía dois fios longos que eram ligados ao corpo nu, normalmente nas partes sexuais, além dos ouvidos, dentes, língua e dedos.
A “picada” de um tapa no rosto, a humilhação de ter as roupas tiradas, e em casos extremos, vítimas de tortura ou extrema violência deixam seus corpos completamente.
Dentre os tipos de torturas mais utilizadas, destacam-se 10: pau-de-arara, choque elétrico, pimentinha, afogamento, cadeira do dragão, geladeira, palmatória, produtos químicos, agressões físicas e tortura psicológica.
Com a Constituição de 1824, a tortura foi proibida em face do povo brasileiro, entretanto continuavam os castigos e as torturas de negros e indígenas. A prática da tortura em nosso país subsistiu por muito tempo, perdurando no Estado Novo (1937-1945) e no regime militar (1964-1985).
Basicamente, a tortura é uma violação dos direitos humanos. No conteúdo sobre a tortura no mundo, trouxemos para você como a prática de torturar esteve presente em diversas sociedades. Mas como se deu a tortura no Brasil?
Os principais centros de tortura no Brasil, nesta época, eram os Destacamentos de Operações de Informação - Centros de Operações de Defesa Interna (DOI/CODI), órgãos militares de defesa interna.
As práticas de tortura foram utilizadas com o intuito de controlar e punir as ações dos cativos frente aos seus senhores além de servir de exemplo para a obediência e bom comportamento dos outros cativos. O chicote, o tronco, a máscara de ferro, o pelourinho eram os recursos mais comuns.
Qual é a região que tem mais estados?
Quantos gol o Messi já fez no PSG?
Como se calcula o determinante?
Quantos litros de sangue para produzir 1 litro de leite?
Com quantos meses o bebe nasce?
Qual melhor telescópio para ver Saturno?
Porque o Tanjiro tem uma cicatriz?
O que fazer para ser um bom garçom?
Qual é o Miraculous mais forte?
Qual a segunda maior usina hidrelétrica do Brasil?
Quais são as partes que constituem uma folha completa?