Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.
Dicas
“Se você for ficar mais de trinta segundos parado, é melhor puxar o freio de mão. Controlar o carro pela embreagem desgasta a peça, ela não foi feita pra isso. O freio de mão também é a opção mais segura, não tem a possibilidade de uma colisão que a embreagem traz”, ele explica.
Se o veículo estiver subindo (indo para frente), é um sinal de que você pisou pouco na embreagem, então, pressione mais pouco devagar que certamente ele irá parar. Caso esteja descendo, significa que você pisou com excesso na embreagem. Ao identificar isso, basta reduzir suavemente até que fique no ponto certo.
Quando a chave de ignição está desgastada, pode haver uma perda de energia para o motor devido à vibração, como atingir um trecho irregular da estrada. Esta perda de energia faz com que o motor do carro morra durante a condução.
Não necessariamente. Para realizar o controle da embreagem, é necessário manter o carro em meia embreagem e utilizar ao mesmo tempo o acelerador, como explicamos anteriormente. A meia embreagem é uma técnica, enquanto o controle de embreagem na subida ou descida é uma manobra.
Fica a dica: em ladeiras, o ponto de saída é um pouco diferente. Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa 'agitação' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer.
Mude primeiro para a segunda e, se for uma ladeira muito íngreme, para a primeira. Não tenha medo de pisar fundo no acelerador, caso contrário o carro pode morrer. Ao mesmo tempo, cuide para respeitar a velocidade máxima permitida na rua ou rodovia.
Perceba que o carro está prestes a avançar, continue a acelerar lentamente, enquanto ao mesmo tempo desative o freio de mão. Desativando o freio no momento certo, seu carro já terá a força necessária do acelerador para fazer a subida, sem precisar do freio de mão para impedir que ele se desloque para trás.
Espera-se que, com essa lição, você evite que o carro ande para trás quando estiver numa subida muito íngreme. Pode ser aplicada a carros com transmissão automática também. Lembre-se, uma vez que você tenha parado completamente, puxe o freio de mão.
Lembre-se de que a lógica de reduzir é a mesma de aumentar. Para evitar que o carro dê solavancos, é só soltar a embreagem devagarzinho. No começo pode parecer complicado, mas aos poucos você pega o jeito e faz bonito! Tire o pé do acelerador e deixe a velocidade cair um pouco.
Vale lembrar que a chuva diminui a estabilidade do carro, pois pode interferir no contato dos pneus com o asfalto. Uma parada brusca pode levar à aquaplanagem e fazer com que a motorista perca o controle do veículo. Vou fazer uma curva e estou na 3ª ou 4ª marcha. Preciso reduzir? "Sim!
Quantos frames tem no stop motion?
O que é o imposto a recuperar?
Qual é o nome do menor planeta do Sistema Solar?
Precisa estar em jejum para fazer exame de urina?
O que diz a habilidade EF69LP56?
O que é o Ortonimo de Fernando Pessoa?
Qual valor de dedução por dependente 2021?
Quais são as fortificações brasileiras?
O que caracteriza o Terceiro Setor?
Como resgatar dinheiro da nota do CPF?
Quando o nódulo da tireoide é preocupante?
O que é o dano na responsabilidade civil?
Como se chama a pessoa que não gosta de tomar banho?